segunda-feira, 24 de julho de 2017

Guatambu Noite do Pampa Brut - um espumante tinto nacional!

Pouco conhecido por aqui, o espumante tinto aos poucos começa a ocupar as taças do brasileiro. Um dos mais comuns é o Lambrusco italianos. Na Austrália são muito comuns, feitos pelo método tradicional onde em vez de usar as uvas Pinot Noir e Chardonnay – clássico corte para espumante - o vinho base é elaborado com uvas Shiraz e Cabernet Sauvignon por exemplo. Também em Portugal e Espanha são países produtores. 

O espumante tinto deve ser servido na mesma temperatura que os brancos e acompanham pratos que praticamente um vinho tinto acompanharia. Um destes espumantes tintos produzido no Brasil é o Guatambu Noite do Pampa Brut safra 2015, elaborado pelo método champenoise e 100% com a uva Merlot na região de Dom Pedrito na Campanha Gaúcha.

Sua coloração rubi profunda logo traz uma coroa rósea ao ser servida na taça. Possui um perlage fino e abundante.  De imediato os aromas de morango, cereja, groselha e brioche se revelam. Em boca traz untuosidade e cremosidade, frutas aportadas em chocolate e amêndoas  assim como uma acidez bem equacionada.   

Possui 12,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura entre 5 e 7oC.

Fica por 18 meses em contato com as leveduras.
 
Pelo seu corpo e acidez combina muito bem com pratos gordurosos, pois limpa bem o paladar, portanto não hesite em harmonizá-lo com mocotó, rabada, feijoada, carnes assadas na brasa ou no forno.   

Você encontra os vinhos Guatambu na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     



Nenhum comentário:

Postar um comentário