quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O charquicán chileno!

  

 Originária do povo Inca o charquicán traz além de sabor, centenas de anos de cultura à mesa!

 

Charquicán é um prato típico presente em várias das culturas América do Sul, sendo que cada país instrumenta os ingredientes a sua maneira. Tem origem nos povos antigos andinos que habitavam as cordilheiras e ali viviam o seus dias. A palavra vem de uma mistura entre duas línguas: quéchua e mapudungún. Nestas línguas, “charquicán” significa “carne seca cozida” pois no passado esta era a carne usada sendo que “charqui” é qualquer carne defumada e seca (bovina suína ou mesmo peixe) sendo que a carne era preservada dessa maneira. No Chile é um dos pratos representativos daquela cozinha e pode ser feito com carne, frango ou apenas vegetais onde a abóbora e a batata são itens indispensáveis ao seu preparo. Confira a receita do Charquicán chileno aqui!

 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 

500 gramas de carne bovina picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
250 g de abóbora, descascada e cortada em cubos
4 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
1 xícara de milho
2 xícaras de caldo de vegetais ou água fervente
1 colher de chá de páprica doce
Pitadas de cominho
Meia colher de chá de orégano seco
Sal e pimenta à gosto
Azeite de oliva
4 ovos

 

Preparo:

 

Aqueça uma colher de azeite de oliva em uma panela e acrescente a cebola cozinhando até dourar e junte o alho. Em seguida disponha a carne picada e deixe fritar. Adicione a abóbora, a batata, o sal, a pimenta, o orégano, o cominho e a páprica, mexa bem, adicione 2 xícaras de caldo de legumes ou água e cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo médio. Com um espremedor de batatas esmague os ingredientes dentro da panela e junte o milho. Cozinhe por mais 5 minutos, corrija o tempero e desligue. Frite os ovos deixando a gema mole, sirva o charquicán em porções individuais e sobre este os ovos.

 

Você sabia?

 

Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina. O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina totalizando mais de 4 mil quilômetros. Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI. Dominavam a região de Cuzco desde, pelo menos, o ano 1000, porém, a partir do século XV, iniciaram um processo de centralização e conquista territorial. Os povos conquistados por eles eram obrigados a pagar impostos, e as regiões dominadas eram integradas ao império por meio da construção de estradas (os incas possuíram mais de 40 mil quilômetros de estradas). Estima-se que o Império Inca possuísse em torno de seis a dez milhões de habitantes. Nessa vasta população, existiam, pelo menos, 30 idiomas diferentes. A base da economia era a agricultura que produzia tudo o que os incas possuíam. A alimentação baseava-se no milho e na batata, no entanto, os incas também produziam grandes quantidades de itens como algodão e pimenta. A fertilidade da agricultura dos incas era resultado do uso de uma técnica conhecida como curvas de nível. Os incas, assim como havia acontecido com os astecas, tiveram sua decadência precipitada com a chegada dos espanhóis mais precisamente pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro.

Fonte: www.brasilescola.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário