quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Os pimentões recheados e assados!

  

 Uma receita horripilante para esta sexta feira 13!

A sexta-feira 13 é no mínimo uma data supersticiosa. Há uma tradição, principalmente na cultura ocidental, que associa o número 13 e também a sexta-feira ao azar. Por isso, o dia 13, quando cai na sexta-feira, é considerado um dia de infortúnio. Existem algumas versões que justificam a má fama da data, uma delas ligada ao cristianismo. A origem desta data é incerta e sugere algumas teorias: em sua última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Entre eles, estava Judas, o traidor. Jesus morreu no dia seguinte, uma sexta-feira. Não saindo do pensamento cristão, há uma linha teórica que afirma que Adão e Eva comeram o fruto proibido em uma sexta-feira e que Caim teria matado Abel nesse mesmo dia da semana. Outra possibilidade de explicação para o “terror” que envolve a sexta-feira 13 está relacionada com a mitologia nórdica, o deus Odin teria realizado um banquete e convidou outras doze divindades. Loki, deus da discórdia e do fogo, que não teria sido convidado para reunião, ao ficar sabendo do banquete assassinou um dos convidados. O fato é que sendo 13 a sexta ou não, precisamos nos alimentar e a receita desta semana vêm inspirada nesta data: os pimentões recheados e assados!

 


Ingredientes:


4 pimentões amarelos ou vermelhos
1 xícara de pinhão cozido e descascado
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 cebola roxa picada
1 dente de alho picado
1 maçã grande descascada e cortada em cubinhos
4 fatias pão de sanduíche tostados e ralados
Raspas de 1 limão
Folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta do reino à gosto
 

Preparo:

 

Corte as pontas dos pimentões e reserve-as. Remova as sementes e toda a polpa branca de dentro. Use uma pequena faca afiada para esculpir olhos e boca para imitarem um rosto nas laterais de cada pimentão. Pique as sobras em pedaços pequenos e reserve. Aqueça o azeite de oliva na panela e doure a cebola e o alho. Junte os restos de pimentão e a maçã e tempere com pimenta e sal. Cozinhe por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e junte os pinhões, o pão esfarelado, as raspas de limão e o manjericão.  Recheie cada pimentão com esta mistura. Recoloque as tampas, usando palitos de dente para prendê-las no lugar, disponha os pimentões para uma assadeira cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 20 minutos e descobertos por mais 10 minutos. Retire e sirva ainda quente.


Você sabia?


Originário do México e América Central, o pimentão (Capsicum annum) é um vegetal da família das Solanáceas, a mesma da batata, berinjela, tomate, etc. O formato e a cor da hortaliça variam conforme as diversas espécies da mesma. Os frutos mais comuns são os de coloração verde, amarela e vermelha. Os pimentões são ótimas fontes de vitamina C e possuem quantidades consideráveis de vitamina A, além de sais minerais, como o cálcio, o ferro e o potássio. Os legumes podem ser consumidos crus em saladas ou empregados cozidos no preparo de molhos, carnes, massas, etc. Devido à sua beleza, algumas pessoas o utilizam como fruto ornamental.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário