segunda-feira, 22 de maio de 2017

Don Roman Marques de Tomares Crianza 2012 - educado em barricas!

Desde 2003 uma das maneiras que a Espanha passou a classificar os seus vinhos foi pelo seu envelhecimento nas barricas e garrafas que são: Vinho Crianza – em espanhol “crianza” significa criação, educação. Este vinho passa por um estágio de envelhecimento total de 24 meses – sendo que destes, ao menos 6 meses são em barricas de carvalho – com o objetivo de ganhar maior complexidade de aromas e sabor. O restante do tempo é maturado na garrafa. Depois vai para venda. Vinho Reserva – o tempo total de envelhecimento é de 36 meses, sendo no mínimo 12 em barricas de carvalho e o restante na garrafa.  Vinho Gran Reserva – obrigatoriamente passa por uma maturação de 60 meses, sendo um mínimo de 18 meses em barris de carvalho e o restante na garrafa. 

E o vinho comentado de hoje é um destes espanhóis, de Rioja, o Don Roman Marques de Tomares Crianza 2012, elaborado com 90% Tempranillo, 7% Mazuelo e 3% Graciano. Sua cor é rubi grená com reflexos ocres. Expressa ao nariz notas de frutas negras maduras e maceradas – ameixas, amoras e cassis – também tâmaras, hibiscos, balsâmico, baunilha e tostado. Em boca traz uma acidez bem presente, mas com álcool e taninos domesticados, madeira leve e fruta negra com leve amargor e ameixa no amplo final de boca. Mesmo sendo crianza, passou 12 meses dos 24 em barricas de carvalho americano e francês.

Acompanha risoto e molhos à base de funghi, ossobuco, carnes vermelhas sem muita gordura, queijos médios e massas com molhos vermelhos. Até mesmo pratos que levam shoyu são passíveis e harmonização.  

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é servi-lo na temperatura entre 16 e 18°C.

Você encontra o vinho Marquês de Tomares na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário