quarta-feira, 3 de maio de 2017

Bogle Chardonnay 2015 - potência que lembra um tinto!

Sempre ouvia e lia muito sobre os vinhos brancos americanos, em especial os da casta Chardonnay produzidos na Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. Diga-se de passagem que se esta região fosse um país seria o quarto maior produtor de vinho do mundo, pois produzem cerca de 90% da produção total daquele país. Há alguns dias atrás tive a oportunidade de pessoalmente escolher vinhos desta variedade com degustações em várias esferas de preço e qualidade – esta diga-se de passagem sempre excelente. Nos EUA o vinho é muito barato, muitas vezes uma garrafa custa menos que um chope. 

Pois um dos Chardonnays que mais me chamou atenção foi um cujo preço lá foi de apenas US$ 6,99 ou R$ 23,00 (!!!). Se estivesse degustando às cegas e me privasse do olfato, ou seja, fosse induzido somente pelo vinho em boca, teria dúvidas se estava degustando um branco ou tinto, frente a potência, peso e sabores envolvidos. O certo é que o Bogle Chardonnay 2015 foi um espetáculo! De coloração amarelo dourado, muito límpido e brilhante trouxe aromas de frutas brancas e maduras, citricidade lembrando abacaxi, pera, pomelo, maça, e toque floral com jasmim e flores brancas em destaque. Amêndoas, manteiga, baunilha, brioche, leveduras, sidra complementam a palheta aromática. Em boca uma explosão com fruta macerada, manteiga, toque de baunilha, noz-moscada e especiarias, com final amplo e destacado, acidez cômoda mas presente e uma marcante untuosidade.  

Vem dos vinhedos Clarksburg & Monterey, fermentado “sur lies” em barricas americanas (50%), amadurecido em barricas de carvalho americana durante nove meses.

Vai muito bem na companhia de frutos do mar, peixes, bacalhau, vieiras e mariscos.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é servi-lo na temperatura de 8 a 10°C.

Você encontra os vinhos Chardonnay na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinahus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     


Nenhum comentário:

Postar um comentário