quinta-feira, 18 de maio de 2017

A sopa toscana de tomate e pão!



 Nada mais revigorante do que uma bela e nutritiva sopa nestes dias frios!

A Itália é sem dúvida um dos grandes berços da gastronomia e dos vinhos. A “bota” (como é conhecido aquele país pelo seu formato geográfico semelhante a uma bota) deu origem a uma diversidade de receitas sem igual, sempre calcadas em cima de ingredientes simples, frescos e saudáveis. A zuppa toscana di pomodori e pappa ou sopa toscana de tomate e pão é uma destas delícias vindas daquela região.



Acompanhe esta receita!

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

800g de tomates italianos sem pele e sementes
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
2 dentes de alho picadinhos
Uma cebola pequena cortada em cubinhos
Folhas de manjericão fresco
3 fatias de pão caseiro rasgado em pedaços
Sal e pimenta preta moída à gosto

Preparo:

Separe uma panela grande e aqueça o azeite de oliva e em seguida a cebola e alho deixando refogar até murchar. Esmague os tomates com a mão, grosseiramente e com cuidado para não melecar tudo em volta. Despeje-os na panela junto com o manjericão e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Acrescente o pão aos poucos sobre o molho e em fogo baixo. Assim que amolecer vá juntando mais e mexendo com cuidado até ficar com consistência de mingau. Tempere com sal e pimenta e sirva em tigelas regando com fios de azeite de oliva e manjericão fresco.

Você sabia? 
A Toscana é uma das maiores regiões italianas em população e território cuja capital é Firenze e está localizada no centro do país. Possui cerca de 3,5 milhões de habitantes e ocupando quase 23 mil km2. Também estão localizadas nesta região as cidades de Siena, Arezzo e Pisa. A Toscana é um dos destinos turísticos mais procurados da Itália com cultura espraiada em várias áreas: arte, arquitetura, geografia, gastronomia e vinhos – estes identificados pelas regiões do Chianti, Montalcino, Montepulciano e Bolgheri. As cidades e comunidades medievais de Siena, Gaiole in Chianti, San Gimignano, Montalcino, Lucca, San Quirico d'Orcia e Pienza - tombadas pela UNESCO e algumas delas pertencentes ao Vale D’Orcia - são atrações obrigatórias para turistas ávidos por explorar mais as tradições e história através das construções centenárias, ruas e vielas de séculos passados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário