domingo, 11 de dezembro de 2016

Enólogo Edegar Scortegagna presidirá a ABE no biênio 2017-2018


Conheci o Edegar há alguns anos atrás, laborando com seu habitual afinco e paixão na vinícola Luiz Argenta de Flores da Cunha. É um trabalhador do vinho, um persistente na busca da excelência que certamente agregará e muito a ABE.

Edegar fazendo uma das coisas que mais gosta: apresentando suas criações!

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) já elegeu sua nova Diretoria para a gestão 2017-2018. Durante assembleia realizada na noite desta terça-feira, 6 de dezembro, o enólogo Edegar Scortegagna foi eleito presidente da entidade e estará à frente da associação pelos próximos dois anos. A eleição, realizada no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, ocorreu após Scortegagna apresentar as propostas aos associados. O candidato pertencia a uma chapa única e irá suceder o trabalho de Juliano Perin, que deixará o comando da ABE em janeiro de 2017.

Atualmente, Scortegagna é o enólogo responsável pelos vinhos da Luiz Argenta Vinhos Finos, além de atuar como diretor de Enologia da ABE. Para os próximos anos, pretende dar continuidade aos trabalhos e compromissos assumidos pela atual gestão, além de promover ações para a constante atualização dos enólogos nas áreas vitícola e vinícola. “Com foco nos associados, buscaremos oportunizar palestras, cursos, degustações e viagens técnicas para o aperfeiçoamento profissional”, destaca.

Edegar Scortegagna é formado em Enologia pela Universitá degli Studi di Trento – Instituto di San Michele All´Adige e Universitá degli Studi di Udine, na Itália, onde viveu por cinco anos estudando e colaborando com grandes vinícolas italianas. O currículo de Scortegagna também soma MBA em Gestão Empresarial pela FGV e diploma de Sommelier Internacional pela FISAR.

O novo presidente da ABE ainda atua como ministrante técnico-científico nos cursos de Sommelier FISAR – UCS e professor de Enogastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A ABE:

Em quatro décadas de atuação, a ABE mantém trabalho e dedicação intensos em prol da qualificação dos enólogos, além de assumir o importante papel de romper barreiras na promoção do vinho brasileiro. Com agenda viva e abundante, a ABE cruzou 40 safras realizando cursos, palestras, visitas técnicas, degustações temáticas, grandes eventos como o Brazil Wine Challenge, o Concurso do Espumante Brasileiro, o Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e a Avaliação Nacional de Vinhos – além da publicação anual Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. Desse modo, a entidade leva os vinhos e espumantes brasileiros para todos os continentes, ampliando a visibilidade da produção nacional, hoje repleta de medalhas.

Diretoria da ABE Gestão 2017 – 2018:

Presidente: Edegar Scortegagna
Vice-presidente: André Peres Jr.
1° Tesoureiro: Dario Crespi
2° Tesoureiro: Gabriel Carissimi
1º Secretário: Luciano Vian
2ª Secretário: Leocir Bottega
Diretor social: Christian Bernardi
Diretores de eventos: Daniel Salvador e Gregório Salton
Diretores de degustação: Juliano Daniel Perin e Gilberto Simonaggio
Diretor cultural: Samuel Cervi
Diretores técnicos em Viticultura: André Gasperin e João C. Taffarel
Diretores técnicos em Enologia: Michel Zignani e André Larentis


Nenhum comentário:

Postar um comentário