quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Mannara Pinot Grigio 2015 - siciliano de corpo e alma!


Uma das uvas brancas mais curiosas sem dúvida é a Pinot Grigio ou Pinot Gris. Trata-se da mesma uva o primeiro nome usado na Itália e o segundo na França e que dão origem a vinhos semelhantes mas diferentes, afinal o estilo italiano entrega um vinho mais seco e mineral, de aromas sutis e o francês sugere um vinho mais frutado, mais encorpado até porque a uva é colhida tardiamente. A casca é bem mais escura do que as demais uvas brancas, por isso o nome “grigio” em italiano ou “gris” em francês que significa cinza. Tal uva é considerada parente da Pinot Noir (preta) e da Pinot Blanc (branca).

O Mannara Pinot Grigio 2015 é um bom representante desta casta, oriundo da região de solo calcário e quente de Santa Ninfa, na Sícilia, Itália e produzido pela vinícola Barone Montalto. Possui coloração amarelo palha com nuances esverdeadas. Traz aromas de pêssego, limão, melão, maçã verde e abacaxi e toque herbáceo lembrando tomilho e erva-cidreira além da mineralidade.  Boca fresca e seca de média persistência, igualmente cítrica, mineral e com acidez média.  
    
Harmoniza muito bem com canapés, frutos do mar, saladas  e frango. Até mesmo com massa ao molho pesto ele combina!

Possui teor alcoólico de 13,5% e o ideal é ser degustado na temperatura entre 8 e 10°C.

Você encontra o vinho Pinot Grigio na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário