terça-feira, 27 de outubro de 2015

Enólogo Miguel Ângelo da Miolo na Confraria do Sagu

Na noite da última sexta-feira, 23 de outubro, nas dependências da ILT Tabacos, a Confraria do Sagu foi brindada com a presença do enólogo português Miguel Ângelo Vicente Almeida, da Miolo Wine Group, que trouxe a Santa Cruz do Sul uma amostra de seu trabalho a frente desta grande vinícola nacional. 

Miguel Ângelo Vicente Almeida

Miguel apresentou dois espumantes, dois vinhos brancos e quatro tintos, oriundos das quatro regiões produtivas da Miolo: Vale dos Vinhedos, Campanha Gaúcha, Campos de Cima da Serra (estas no Rio Grande do Sul) e Vale do São Francisco (na Bahia).

Enólogo discorreu sobre a sua história e sobre a viticultura da Miolo

Nas telas apresentadas, os confrades puderam entrar um pouco mais nas barricas da vinícola, pelas mãos do condutor e convidado, que brilhantemente retratou os seus conhecimentos e o árduo trabalho em levar o melhor para dentro a garrafa a cada safra.

Excepcional Alvarinho da Quinta do Seival







Foram degustados o espumante Miolo Cuvvé Tradition Champenoise recentemente coroado com a Medalha de Ouro no 9ª. edição do Concurso do Espumante Brasileiro em Garibaldi e o Milésime 2011. Logo após vieram os brancos Almadén Riesling 2015 e o Quinta do Seival Alvarinho 2013. Por fim chegaram os tintos RAR Pinot Noir 2008, Testardi Syrah 2013, Quinta do Seival Castas Portuguesas 2011 e Miolo Merlot Terroir 2012. No fechamento da noite ainda foi aberto o Miolo Reserva Cabernet Sauvignon 2014.

Vinhos apresentados

A degustação foi acompanhada de um belo jantar harmonizado pela chef Glaura Hoppe.

Chef Glaura Hoppe

Moranguinha Cabotiá com carne seca e feijão fradinho

Carré de suíno com purê de mandioquinha e geléia de pimenta 

Mousse de queijo coalho com abacaxi na cachaça

Os votados como “melhores da noite” foram o Alvarinho e o Castas Portuguesas, ambos impressionando os presentes pelas suas qualidades organolépticas.

Na companhia de Miguel estava sua noiva, Bruna Cristófoli, também enóloga, da Vinícola Cristófoli de Bento Gonçalves, que contribui com seus sólidos conhecimentos acerca do mundo do vinho e suas sutilezas.

Enóloga Bruna Cristófoli 
Ao final do encontro o enólogo Miguel Ângelo foi agraciado com uma placa em nome da Confraria do Sagu pelo seu incansável trabalho na busca por oferecer sempre o melhor para a viticultura nacional.

Homenagem ao convidado entregue pelo confrade Homero Agra

A Confraria do Sagu: em pé, da direita para esquerda, Emerson Haas, Homero Agra, Marcelo Magalhães, Rodrigo Ardenghi, Carlos Klemm, Alexandre Hoppe, Daniel Boessio, Luciano Ourique
Sentados: Miguel Ângelo e Bruna Cristófoli

Amanhã você poderá acompanhar a publicação de uma entrevista exclusiva ao blog Eu, Gourmet realizada com o “operário do vinho” Miguel Almeida, fique ligado!  

           



Nenhum comentário:

Postar um comentário