terça-feira, 27 de outubro de 2015

Enólogo do Ano 2015: Christian Bernardi é o escolhido


Christian Bernardi, ex-presidente da ABE recebeu a distinção em festa do Dia do Enólogo que reuniu 120 profissionais na última sexta-feira, 23


Para celebrar o Dia do Enólogo, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) promove anualmente uma grande festa que, além de brindar a data, também homenageia um de seus associados como Enólogo do Ano. Assim tem sido desde 2004, e de lá para cá 12 enólogos já foram reconhecidos com a distinção. Desta vez, o título coube ao enólogo Christian Bernardi, eleito pelo voto espontâneo de seus colegas de profissão. A Festa do Dia do Enólogo reuniu 120 associados em jantar realizado na sexta-feira, 23, no Restaurante e Churrascaria Ipiranga, em Bento Gonçalves.

Natural de Guaporé (RS), Christian Bernardi é técnico e tecnólogo em Viticultura e Enologia, com pós-graduação em Gestão Vitivinícola. Já participou como degustador em 11 concursos internacionais na Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, França, Holanda e Hungria. Foi presidente da ABE, onde carrega a experiência de ter conduzido a Avaliação Nacional de Vinhos, o Concurso do Espumante Brasileiro e o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. Dono de uma retórica invejável, domina como poucos a arte de bem falar, que emprega como aliada a arte de elaborar vinhos e espumantes, condição que o tornou uma das principais lideranças do setor na atualidade. Sua dinâmica lhe permite transformar o que é complexo em algo fácil de ser compreendido.

Christian Bernardi é o 12º enólogo a ser reconhecido com o prêmio. A votação, realizada de 6 a 18 de outubro, envolvei 106 enólogos associados e o resultado foi homologado mediante regulamento por uma comissão formada pelo presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, por representantes da Embrapa Uva e Vinho, além dos enólogos já homenageados com a distinção. O Enólogo do Ano 2015 será premiado com uma viagem técnica, com o propósito de visitar uma feira internacional do setor vitivinícola.

Juliano Perin destacou a importância do prêmio como forma de reconhecer a atuação do enólogo numa atividade que cada vez mais vem ocupando diversos espaços na indústria vinícola. A Festa do Dia do Enólogo contou com muitas atrações. O enólogo Neuri Bruschi foi o grande ganhador da adega climatizada, sorteada pela ABE. A noite de brindes seguiu com a distribuição de mimos oferecidos pela Associação, Tuttovino e Vêneto Mercantil.

Os enólogos associados Firmino Splendor, Firmino Splendor Jr. e Daniel de Siqueira Ferreira foram homenageados com o certificado de Associado Destaque por terem participado de 13 ações da ABE em 2015, a maior presença entre os associados. Eles participarão de um concurso internacional de vinhos na América do Sul. Em clima de confraternização e integração, todos participaram da Gincana do Enólogo, que surpreendeu os profissionais com atividades de descontração ao som da banda Farina Brothers. O Dia do Enólogo é comemorado no dia 22 de outubro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário