quinta-feira, 3 de julho de 2014

Ajiaco, um prato típico colombiano!


Nas quartas-de-final da Copa, degustar um prato típico do adversário dá sorte

É Copa do Mundo! E depois de uma classificação dramática nas oitavas-de-final é hora da Seleção Brasileira de Futebol encarar o surpreendente time da Colômbia, amanhã, em Fortaleza.

Além de um futebol alegre e habilidoso e de James Rodriguez a Colômbia é um país rico em costumes e gastronomia, esta muito alicerçada sobre as origens pré-colombianas e colonialistas. Entre os pratos representativos de sua cultura na cozinha está o Ajiaco, um tipo de ensopado e cujo o nome está relacionado aparentemente ao uso de aji – um tipo de pimenta indígena - apesar de que o caldo não seja acrescido desta pimenta atualmente.

Desde sua origem, o preparo foi sendo adaptado com o desenvolver da gastronomia naquele país e muitas variações podem ser encontradas advindas do uso da carne de boi, porco ou galinha, mas sempre acompanhada da espessa e vigorosa sopa com batatas. A seguir a receita deste típico prato colombiano, o Ajiaco!


Ingredientes:
(para 8 pessoas)


1 quilo de coxão mole cortada em cubos

1, 5kg de frango cortado em 6 a 8 pedaços

4 batatas cortadas em fatias grossas

1 cebola grande

2 colheres de sopa de alcaparras

1 xícara de creme de leite

3 espigas de milho verde cortadas em pedaços

1 abacate sem casca e cortado em fatias finas

Louro, cominho, tomilho e sal a gosto

Pimenta-do-reino moída e sal à gosto


Preparo:

Colocar o frango e a carne numa panela e cobrir com água. Juntar a cebola, o louro, o cominho, o tomilho, o sal e a pimenta. Cozinhar até que as carnes fiquem macias, tirando a espuma do cozimento com uma escumadeira de vez em quando. Retirar os pedaços de frango e desossar, eliminando a pele. Cortar em tiras. Coar o caldo, passando para uma outra panela, e juntar as carnes, as batatas e o milho, até que tudo fique bem macio. Ao servir, colocar em cada prato de sopa uma colher de creme de leite, uma colher de chá de alcaparras, uma concha da sopa. Servir acompanhado de arroz branco e fatias de abacate.  

#Avante Brasil!!!


Colombianas fazendo a festa em jogo da Copa
  
Sou mais Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário