quarta-feira, 9 de julho de 2014

O País do Futebol


Que dia pesado!

Minha filha Antonia, de 3 anos, pintou-se literalmente de verde e amarelo nesta Copa! A cada jogo do Brasil estava ela lá, rosto pintado, camiseta amarela, fantasiada, bandeira pendurada. Claro, tudo por estimulo nosso, os pais. Afinal, sediar uma Copa do Mundo de Futebol no Brasil é antes de tudo – e deixado as questões políticas e tudo o mais de lado – um motivo de orgulho, um desafio imenso, uma coberta quente na frieza dos dias sem saúde, sem educação, sem moradia, sem muitas vezes, dignidade. Sediar uma Copa era a prova para nós de que sim, poderíamos sonhar ser um país de primeiro mundo. Foi este estímulo, com esta proposta que nos lançamos e envolvemos os próximos, numa onda de positivismo, bem estar e auto-estima nacionalista, tão deficitários atualmente. A Copa veio para resgatar este sentimento de que, quando se quer, se consegue.      

Assistimos atônitos ao maior fiasco já protagonizado por uma seleção nacional de futebol em todos os tempos. Perder de 7 a 1 para outra agremiação é uma hecatombe para aquele que é considerado o País do Futebol. O futebol está no sangue do brasileiro, em nenhum lugar do mundo se vê tantas crianças brincando com bola, envolvidas com o sonho de ser um jogador, de – vejam – representar o nosso país.

Infelizmente o futebol só é idealista e lúdico para aqueles que o assistem, nós, público leigo e apaixonado pela magia deste esporte. Para quem vive dele é um negócio, nem sempre legal e reto, nem sempre com princípios. Assim como em outras instituições, é velada a corrupção, o mercenarismo, a falta de comprometimento e o jogo de interesses. Sabemos, mas não queremos acreditar nisto, queremos sim um pouco de bálsamo em nossas feridas culturais e organizacionais.     

Voltando ao fatídico 7 a 1, minha citada Antonia, sentada no sofá da sala após o jogo, assistindo a TV, comenta ao ver um jogador brasileiro chorando ao sair de campo, inconsolável na entrevista: “Pai, por que o jogador está chorando?”. Respondo: “Ele está triste, o Brasil perdeu...”. Quando retruca em seguida: “Mas pai, perder e ganhar faz parte do jogo”.  Que alívio, a simplicidade do entendimento da criança sepultou a minha tristeza e restabeleceu a  normalidade, afinal, ante um 7 a 1 vergonhoso a sobreposição da tranquilidade da percepção do futuro do País do Futebol!

 

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário