terça-feira, 29 de julho de 2014

Maior degustação de uma safra de vinhos do mundo avaliará 290 amostras de 58 vinícolas


A Avaliação Nacional de Vinhos, que atrai olhares do mundo inteiro por ser única no gênero, é reconhecida como a maior degustação de uma safra do planeta. Em sua 22ª edição, o evento mantém seu status e confirma 290 amostras inscritas por 58 vinícolas de seis regiões produtoras no Brasil. Com as inscrições encerradas, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) – promotora do evento -, dá início a segunda etapa da Avaliação com a coleta das amostras diretamente nas vinícolas.


Há 22 safras, a Avaliação Nacional de Vinhos vem desempenhando um importante papel na evolução e promoção do vinho brasileiro, além de contribuir para a identificação dos diversos terroirs existentes no país. “Essas 289 amostras serão a expressão do que foi a safra 2014 em diferentes regiões e de como nossa produção vem se comportando. Na taça, conseguimos compreender como o solo e o clima interfere nos nossos vinhos e como nós, enólogos, podemos tirar maior proveito de todo esse desempenho colocando no mercado produtos com qualidade superior”, destaca o presidente da ABE, enólogo Luciano Vian.

A 22ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2014 entra agora em uma nova e importante etapa: a coleta das amostras, em andamento desde a segunda-feira, 21 de julho. Profissionais da Embrapa e diretores da ABE percorrem o Brasil, recolhendo as amostras diretamente dos tanques, lote de barricas ou já em garrafas. Para cada amostra, oito garrafas sem rótulo ou marca, identificadas apenas por um código e guardadas uniformemente seguindo os padrões do regulamento.

Somente depois é que o evento entra em sua terceira etapa: a degustação de seleção das amostras, feita por mais de 120 enólogos divididos em oito grupos. Este trabalho será realizado de 19 a 29 de agosto no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. O resultado de todo este processo será apresentado ao grande público no dia 27 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Neste dia, cerca de 900 apreciadores terão a oportunidade de provar na taça 16 amostras selecionadas entre os 30% representativos da Safra 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário