quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Caldo Verde!



Nada com um bom caldo nestas noites frias do inverno que começa!

O Caldo Verde é um prato típico português, uma sopa, que tem como principal ingrediente a batata-inglesa. O nome vem da coloração que o cozido adquire durante o cozimento, um esverdeado devido à couve que é levada ao prato.  É uma receita muito simples, assim como o são quase todas as deliciosas criações portuguesas e um dos pratos preferido do escritor e pensador Fernando Pessoa. Aqui no Brasil, no Rio Grande do Sul, existe uma saborosa variação chamada Caldo Lourenciano, em homenagem à cidade de São Lourenço do Sul. A canção imortalizada por Amália Rodrigues, fala sobre esta revigorante maravilha: “[…]basta pouco, poucochinho pr’a alegrar uma existência singela[...]é só amor, pão e vinho e um caldo verde, verdinho, a fumegar na tigela[…]” e faça revivescer o que de melhor tem a típica cozinha portuguesa. A seguir a receita do Caldo Verde.


Ingredientes:
(para 6 pessoas)

Um maço de couve-manteiga sem talos cortadas em fatias finas
Cinco batatas grandes sem casca e cortadas em quartos
Uma linguiça defumada, cortada em fatias
Uma cebola grande picada
Dois dentes de alho picados
Um litro de água
150 ml de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Preparo:

Aquecer o azeite de oliva em uma panela grande. Juntar a cebola e o alho e dourar por cerca de cinco minutos mexendo sempre. Juntar as batatas e cozinhar, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos. Acrescentar a água e deixar o caldo ferver. Em seguida, diminuir o fogo e cozinhar até as batatas ficarem bem macias (cerca de 30 minutos). Desligar e bater a mistura no liquificador, no mixer ou na mão mesmo. Temperar com o sal e pimenta e observar o ponto da sopa, colocando mais água fervente se estiver muito grossa. Ligar novamente o fogo e adicionar a linguiça na sopa. Preparar a couve colocando pequenas porções em cada prato de sopa e com uma concha adicionar porções do caldo bem quente nos pratos, em cima da couve. Esperar cerca de 5 minutos para o caldo "cozinhar" as folhas de couve no fundo de cada prato. Servir em seguida com um fio de azeite por cima.

6 comentários:

  1. Grande Emerson,
    Rapaz, adoro caldo verde. Em um evento recente ocorrido em São Paulo bebi tanto que queimei todo o céu da boca. Fiquei uma semana sofrendo...rs. Mas é bom demais o negócio. Valeu pela receita.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  2. Flavio, grato pelo comentário! Realmente, a gula nem sempre é racional, acontece muito comigo - rsrsrsrs
    Um abraço!
    Emerson

    ResponderExcluir
  3. Também achei Antonio Celso! Vale a pena repetir em casa!
    Abraços

    Emerson

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Fizeste, que tal?

      Excluir