terça-feira, 18 de junho de 2013

Don Guerino Teroldego Reserva 2012

Na última Avaliação Nacional de Vinhos, ano passado, em Bento Gonçalves, dois vinhos me chamaram bastante atenção: um Tannat da Campanha e um Teroldego da Serra este casualmente eleito novamente na Expovinis Brasil 2013 entre os 10 melhores vinhos nacionais. A preciosidade em questão trata-se do Don Guerino Teroldego Reserva 2012, produzido pela vinícola homônima de Alto Feliz. A casta Teroldego é uma autóctone da região do Trentino, Itália. Há muitos anos foi introduzida no Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos espalhados pela Serra Gaúcha.

Sua cor é vermelho rubi com bastante intensidade e brilho, seus aromas trazem notas de frutas vermelhas maduras, frutas secas, especiarias, também chocolate, café, torrefação e baunilha (pela passagem de 50% do vinho por 6 meses em barricas de carvalho). Em boca apresenta taninos redondos e macios, médio corpo, repetindo a fruta com equilíbrio desta entre madeira, álcool e acidez. Quente e vivo. Retrogosto levemente amargo mas sutil, com média persistência.

Possui 13% de graduação alcoólica e o ideal é bebê-lo na temperatura de 18oC.

Harmoniza com carnes de caça, queijos médios, massas, carnes vermelhas magras.

Você encontra os vinhos Don Guerino na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.  


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

2 comentários:

  1. Um vinho diferente, pouco comercial e de ótimo custo-benefício!
    Um abraço José Castro!
    Emerson

    ResponderExcluir