terça-feira, 18 de junho de 2013

Frango com café!

Inseparável de nosso dia-a-dia, o café tem sua história embrenhada com a história de desenvolvimento de muitas regiões do globo, principalmente a do Brasil. A planta de café é originária da Etiópia, onde ainda é encontrada em meio a vegetação natural, mas foi a Arábia a responsável pela propagação da cultura do café.

O nome café é originário da palavra árabe “qahwa”, que significa vinho, e por esse motivo, o café era conhecido como “vinho da Arábia” e o hábito de tomá-lo também foi desenvolvido por esta cultura milenar, onde com o tempo, o café começou a ser macerado e misturado com gordura animal para facilitar seu consumo durante as viagens. Quando chegou à Europa no século XIV, durante a expansão do Império Otomano, o processo de torrefação foi desenvolvido, e finalmente a bebida adquiriu um aspecto mais parecido com o dos dias de hoje. O café chegou ao norte do Brasil, mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta. Já naquela época o café possuía grande valor comercial e por quase um século foi a grande riqueza brasileira, produto de exportação, e os dividendos gerados pela economia cafeeira aceleraram o desenvolvimento do país. Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional e também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.

Mas mesmo sendo o maior produtor mundial, o café mais conhecido e apreciado no mundo é o colombiano. Antigamente a degustação do cafezinho era menos valorizada que nos dias atuais, onde pela variedade de grãos e blends (mistura destes grãos), é possível encontrar, assim como o vinho, tipos e safras de café das mais diversas, nacionais ou importadas. Os cafés se diferenciam pelo tipo de grão utilizado para compor o pó e a torrefação.


O café não serve necessariamente somente para ser bebido quente, sendo muito utilizado como complemento ou mesmo base para diversos preparos de bebidas, drinks, coquetéis, sobremesas e pratos salgados. Entre as receitas salgadas, apresentamos uma de fácil preparo e de muito sabor, o Frango de Cafezinho.




Ingredientes: 

4 peitos de frango
2 colheres de sopa de farinha de trigo
6 colheres de sopa de margarina
200 ml de vinho branco
400 ml de café preparado sem açúcar
3 cebolas cortadas em rodelas
4 cenouras cortadas em rodelas
sal e pimenta a gosto
óleo

Preparo: 

Cortar os peitos de frango em tiras e temperá-los. Temperar também a farinha com o sal e a pimenta e em seguida passar o frango por ela. Aquecer a margarina e colocar o frango até dourar, acrescentando óleo se necessário. Após, somar o vinho, o café e a farinha que sobrou, deixando ferver. Juntar os vegetais e o frango e deixar cozinhar por 20 minutos. Servir com arroz e salada de brócolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário