segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ruca Malen Petit Verdot Reserva 2010

O vinho comentado de hoje vêm de uma uva que poucos conhecem, mas que no mundo do vinho produz rótulos excelentes. 

A casta tinta Petit Verdot tem origem clássica em Bordeaux e mesmo na França, não é comumente encontrada em vinhos monovarietais, mas sim, como aporte nos cortes elaborados, como por exemplos, o Château Margaux e o Château Latour, onde traz estrutura e cor. Muito utilizada na composição do chamado “quarteto bordalês”, ou seja, um corte de Merlot, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. A Petit Verdot produz vinhos escuros, densos, tânicos, de personalidade, força e potência, com aromas de fruta negra e toque floral de violetas. 


Petit Verdot significa "verde pequeno" pois como esta casta possui amadurecimento excessivamente tardio, muitas vezes os frutos não se desenvolvem adequadamente sem o tempo certo, durante a floração, portanto, é uma casta de vinificação difícil demais para o clima de seu berço, em Bordeaux, tendo muita quebra na colheita. Mas nos países de clima mais quente esse tempo de amadurecimento tem melhor receptividade, sendo no Velho Mundo a Espanha com o seu veraneio longo e no Novo Mundo nos Estados Unidos, na Argentina, no Chile e Austrália onde, pelas condições climáticas, a casta é “domada” ocorrendo o mesmo processo que existe na elaboração de vinhos Tannat, produzindo bottelas mais equilibradas, harmoniosoas e com menos tanino que em Bordeaux idêntica estrutura  e complexidade de sabor e aromas. A Petit Verdot também tem uma característica peculiar em que produz mais de dois cachos por broto.


Um belo exemplar desta casta é o argentino Ruca Malen Petit Verdot Reserva 2010, da região de Luján de Cuyo, Mendoza. De cor púrpura profundo, muito denso e reflexos violáceos, possui lágrimas medias mas lentas. Traz aromas amplos de muita fruta vermelha e negra madura (com destaque para ameixas e amoras), compota, tabaco, caramelo, alcaçuz, baunilha e leve doçura. 

Em boca impressiona ao primeiro gole, pois trata-se de um vinho vigoroso, potente e forte, de muita personalidade. Repete a fruta do nariz, também tabaco, é equilibrado e seu taninos são redondos. A acidez é pronunciada mas bem integrada com a madeira - estagia durante 12 meses em barris de carvalho, sendo 80% carvalho francês e 20% americano - , seu corpo é médio/alto e possui retrogosto com leve amargor. 

Sua graduação acoólica é de 14% e o ideal é bebê-lo na temperatura de 18°C. Acompanha bem bifes grelhados, assados com carnes vermelhas não muito magras, queijos maduros e algumas massas com molhos vermelhos ou escuros.

Você encontra os vinhos da Bodega Ruca Malen na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br  


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário