terça-feira, 25 de junho de 2013

Crios Syrah Bonarda 2008

A casta Bonarda é – junto com a Malbec - possivelmente a uva mais cultivada na Argentina com mais de 16 mil hectares cultivados. Tem sua origem no Norte da Itália prima das uvas da Lombardia e da Emilia-Romagna mas também dizem que possa ser parente da Corbeau ou Douce Noire de Savóia, na França. Chegou à Argentina no final do século XIX, e instalou-se muito bem no terroir de Mendoza, onde no início, era uma uva que produzia vinhos de baixa qualidade, ditos “de mesa”. De alguns anos para cá, muitas bodegas argentinas trabalham com essa uva, seja em cortes, seja como varietal único. Quando há muito calor para amadurecer – já que a Bonarda tem um ciclo longo de amadurecimento – produz vinhos com muita cor e corpo, frutado e com frescor e acidez marcantes lembrando por vezes um Tannat uruguaio. 

Um bom exemplar desta casta é o produzido pela bodega mendocina Dominio del Plata, de propriedade da competente Susana Balbo (ícone feminino no mundo do vinho argentino), o Crios Syrah Bonarda 2008, composto por cortes de mesmo percentual das duas castas. 

Possui linda cor vermelho violáceo profundo com reflexos azulados. Ao nariz apresenta aromas com muita intensidade e expressão, passando por frutas vermelhas (cereja, framboesa e morango) e compota advindos da Bonarda como também pimenta negra, noz moscada e defumado provenientes da Syrah. Também trouxe aromas de baunilha, café e especiarias. Em boca apresenta-se nobre e bom corpo, com ótimo equilíbrio, acidez na medida, fresco e vivaz, final com persistência média e seco e taninos macios e adocicados. 

Repousa por 9 meses em barricas 50% carvalho francês de um ano e 50% carvalho americano de um ano.

Harmonização: Carnes Vermelhas Grelhadas, massas com molhos vermelhos, queijos duros e pratos estruturados. Comidas leves tendem a desaparecer se harmonizadas com este vinho!

Ideal ser consumido na temperatura entre 15 e 17 °C.

Você encontra os vinhos Crios na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário