quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O nhoque de ricota


Criado no século XVI, o nhoque é uma receita fácil, rápida e versátil

 
A primeira vez que fiz nhoque literalmente fiz uma lambança na cozinha! Muita farinha espalhada pela bancada, resto de massa pelos cantos, piso lambuzado, uma bagunça. Além disso, o preparado de nhoque rende muito, ou seja, um pouco alimenta bastante.  Dizem que o nhoque teve origem no norte da Itália, na região do Vêneto, e foi disseminado pelos romanos durante o império com o nome de gnocchi. Somente por volta de 1700 é que a batata – um atual ingrediente - foi introduzida à receita.
 
E talvez tenha sido ela mesma a responsável por popularizar o prato que mais tarde ganhou versões preparadas com abóbora, espinafre e mandioquinha. O folclore fala que comer nhoque no dia 29 traz sorte. A farinha de trigo é outro elemento-chave na receita, pois deixa a massa arejada e leve. Mas o nhoque aceita variações como este, preparado à base de ricota. Já esta também tem origem italiana sendo  produzida a partir do soro do leite de vaca ou de ovelha. A ricota tem baixo teor de gordura e alto teor de soro-proteínas, mais nutritivas que as proteínas dos queijos. E a ricota quando aquecida não derrete. Acompanhe a receita do Nhoque de Ricota.
 

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

400g de ricota
3 gemas
100g de farinha de trigo integral
Um quarta de xícara de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino moída à gosto
Pitadas de orégano
Pitadas de noz moscada


Preparo:


Dando início ao preparo, peneira a ricota passando-a por uma peneira média, misturando após com as gemas. Use o sal, a pimenta, a noz moscada e o orégano. Após misture a farinha de trigo com o queijo parmesão e junte à ricota até modelar. Em uma superfície enfarinhada, faça “lombrigas” com a massa e corte-as umedecendo as mãos para não grudar. Leve para cozinhar em água fervente, e assim que subirem à superfície, retire-os e, prontamente, coloque-os em outra panela com o molho ou sirva o nhoque com o molho por cima, decorado. Para o molho vermelho basta quatro tomates picados, meia cebola picada, 1 dente de alho picadinho e uma  cenoura ralada. É só refogar, misturar e servir!
 

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário