terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Trio de espumantes


Neste dezembro prestes a findar, a dica de hoje na verdade é dividida em três, exatamente de espumantes a brindar! Delicie-se:

- Pericó Brut Rose: ótimo e fino perlage, abundante e persistente, emanando deste espumante cor salmão elaborado pela Vinícola Pericó instalada em São Joaquim, na serra catarinense. É um corte de 60% de cabernet sauvignon e 40% merlot. Aromas sutis de frutas vermelhas, floral (rosas), goiaba e leve marmelo. Em apresenta um excelente equilíbrio, cremosidade e ótima acidez quase lembrando um demi-sec de tão acertado, trazendo a explosão de frutas e refrescância ao paladar. Possui 12,5% de álcool e ideal ser consumido entre 6 e 8°C. Harmoniza bem com canapés, muito com salmão, peixes de mar preferencialmente, camarão, alguns patês leves, queijos leves, sutis defumados, sushi e sashimi além de cortes de carnes de aves e algumas vermelhas.

- Hórus Brut: produzido na serra gaúcha idealizado a partir da consultoria dos enólogos da Vinhos do Mundo é um bom exemplar do nem sempre estimado método charmat, onde a segunda fermentação ocorre nas autoclaves. O Hórus é um assemblage oriundo a partir do corte de quatro variedades de uvas: Chardonnay, Merlot, Pinot Noir e Riesling. Possui coloração amarelo palha clara e brilhante, ótima perlage fina e abundante e cremosidade média. Os aromas são sutis e frescos, com notas de frutas tropicais como abacaxi, goiaba e marmelo. Na boca vigora a sua jovialidade, com acidez pronunciada e retrogosto marcante. Excelente relação custo-benefício. Possui 13% de graduação alcoólica e temperatura de serviço de 6 a 8°C.

- Ponto Nero Moscatel: produzido pela Domno do Brasil (leia-se Casa Valduga), é um espumante branco e doce, elaborado com uvas Moscato advindos da Serra Gaúcha através do método charmat. Possui cor palha com reflexos esverdeados, perlage fino, delicado e intenso. Aroma típico de moscatel com notas de frutas cítricas. Acidez leve, ótimo frescor e sabor de abacaxi e maçã verde em destaque. Ideal ser consumida na temperatura de 4 a 6 oC e possui 7,5% de graduação alcoólica. Na sugestão de harmonização acompanha variados canapés, peixes leves, sobremesa com frutas, sorvete e harmoniza por contraste com alguns preparados com ingredientes salgados como o charque. 

Você encontra estes e mais algumas dezenas de rótulos de espumantes na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site www.weinhaus.com.br e fone 51.3711.3665.     


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

 

Um comentário: