terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Viapiana Via 1986 Marselan 2009


Recebi o primeiro exemplar do Viapiana Via 1986 Marselan 2009 pelas mãos do amigo Janquiel Mensturini, no ano passado. De lá para cá, sempre que tenho oportunidade busco este vinho nas minhas subidas a Flores da Cunha, onde esta estabelecida a Viapiana Vinhos e Vinhedos, no distrito de Altos Montes, envasadora desta obra-prima que ficou entre os 3 melhores vinhos na Expovinis 2011.  Este vinho que é uma homenagem a vigésima quinta vindima da Viapiana, estagiou 16 meses em barricas de carvalho americano e amadurece mais 11 meses em garrafa na cave. Possui cor vermelho rubi intenso, muito límpido. Os aromas trazem um frutado complexo, de frutas silvestres e frutas maduras, cereja, leve herbáceo, chocolate, pimenta preta e um tostado oculto. Em boca revela-se um vinho de personalidade, repete a fruta, adstringência e acidez na medida para um Marselan, levemente picante, com bom corpo e persistência. Possui um ótimo desempenho quando somado a gastronomia. Muito elegante e saboroso.
 
“O Marselan se adaptou muito bem as condições climáticas e de solo de Flores da Cunha. O resultado foi muito bom”, nas palavras do enólogo da vinícola, Elton Viapiana. Possui 12,8% de graduação alcóolica e o ideal é degusta-lo entre 16 e 18oC. Acompanha muito bem carnes vermelhas, queijos fortes, massas com molhos condimentados e até mesmo bacalhau com preparo de natas ou paio.

Elton Viapiana nas caves servindo um Chardonnay

A Viapiana – Vinhos e Vinhedos, de Flores da Cunha (RS), é uma vinícola moderna na sua estrutura e na sua gestão. De produção pequena – cerca de 50 mil garrafas/ano – seus vinhedos possuem baixa produtividade por planta, refletindo assim na qualidade de seus vinhos.
 
O Marselan recém pipado
 
No Enoespaço Viapiana que possui mais de 600 m² num prédio de arquitetura ousada, é possível encontrar os seus rótulos e também os que são distribuídos pela importadora Porto Mediterrâneo, numa parceria firmada este ano apostando que o relacionamento produtor nacional e importadoras pode ser na base do ganha-ganha. Nos 30 hectares de vinhedos, cultiva as castas Cabernet Sauvignon, Merlot, Marselan, Cabernet Franc, Nebbiolo, Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Viogner, Prosseco e Sauvignon Gris.
 
Belíssimo Enoespaço Viapiana

Você encontra os vinhos gaúchos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site www.weinhaus.com.br e fone 51.3711.3665.      

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário