segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bife de Chorizo com Cogumelos Portobello

Os cortes de carne bovina estão entre os preferidos dos brasileiros e o Brasil abriga a matriz da maior rede mundial de frigoríficos e logística desta carne. A qualidade da carne tem melhorado consideravelmente nos últimos anos, frutos de muito investimento e cuidados na criação e abate. Trouxemos uma receita de um tradicional corte de origem portenha e que pode ser encontrado nos melhores açougues, o BIFE DE CHORIZO acompanhado de COGUMELOS PORTOBELLO.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)
4 bifes de chorizo (1,2kg) com cerca de 3cm de altura cada
400g de cogumelo portobello frescos
1 cebola média picada
Um dente de alho picado
Duas colheres de sopa de molho de soja
Duas colheres de sopa de manteiga
Um fio de azeite de oliva
Salsinha picada à gosto
Pimenta verde moída à gosto
Sal à gosto

Preparo:
Deixe os bifes de chorizo descansar em temperatura ambiente por cerca de duas horas. Limpe com um pincel os cogumelos e corte-os em fatias. Derreta uma colher de manteiga com um fio de azeite numa panela, adicione o alho e a cebola e deixe dourar. Em seguida junte os cogumelos e deixe fritar até murcharem. Não adicione água! Junte o molho de soja e tempere com pimenta. Corrija com sal se necessário, pois lembre que o molho de soja já é salgado. Junte a salsinha picada. Aqueça uma grelha ou uma frigideira com a manteiga, tempere os bifes com sal e pimenta e leve ao fogo alto por cerca de 3 a 4 minutos cada lado. Sirva o chorizo com os cogumelos arrumados por cima acompanhados de batatas.

VOCÊ SABIA

Chorizo é um corte de origem argentina – o miolo do contrafilé. É oferecido em bifes grossos, suculentos e tenros e geralmente é preparado assado ou grelhado, preferencialmente mal passado, acompanhado de molhos ou batatas fritas, numa experiência culinária fantástica. Ao ser separado do osso, antes de serem cortados em bistecas, têm uma forma entre triangular e cilíndrica, daí que se denomina “chorizo”. A maciez da carne é a marca registrada nos restaurantes da Argentina, pois o gado criado nas planícies dos pampas argentinos sempre foi considerado o melhor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário