quinta-feira, 26 de abril de 2012

A delicadeza do cordeiro

Gosto muito da carne ovina, em especial a de cordeiro – que nada mais é do que o carneiro jovem. O seu sabor é delicado e suave , levemente adocicado e apresenta uma textura macia e tenra, dando margem a molhos diversos e guarnições igualmente variadas no acompanhamento. O preparo da carne de cordeiro é rápido e simples podendo ser feita na brasa, no forno ou mesmo salteada em oliva ou manteiga.  A carne dos ovinos destaca-se por seu alto valor nutritivo, sendo rica fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e potássio e é facilmente digerida pois não possui gordura saturada. Alguns temperos se dão muito bem com esta carne, principalmente alecrim, louro, sálvia e hortelã. A seguir a receita do Cordeiro em Crosta de Ervas e Mostarda:


 
Ingredientes:
(para 2 pessoas)

Um carré e cordeiro com 8 ossos
2 dentes de alho picado
Três colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Uma colher de sopa de semente de mostarda
Duas colheres de sopa de manteiga
Quatro colheres de sopa de vinho branco seco
Uma xícara de pão dormido picado
Azeite de oliva
1 colher de sopa de salsinha, cebolinha, alecrim e sálvia (todos frescos)
sal e pimenta do reino moída à gosto


Modo de preparo:


Prepare uma pasta colocando no processador o alho, os temperos verdes, o queijo, as sementes de mostarda, um fio de azeite de oliva, o vinho e bata. Depois adicione a farinha de rosca e pulse algumas vezes apenas para esmagar um pouco as migalhas e combiná-los bem com a mistura de ervas. Reserve. Tempere a carne com o sal e a pimenta e grelhe por 2 minutos de cada lado, com a manteiga, com cuidado para dourar todas as partes. Unte uma assadeira com azeite de oliva e nela disponha o carré com a gordura para cima. Nesta gordura molde a massa preparada com cerca de meio centímetro de espessura e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 30 minutos. Retire, corte cada carré e sirva acompanhado de chutney ou batatas ou mesmo legumes salteados.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.


Um dos acompanhamentos mais interessantes para os preparos de cordeiro é o chutney, espécie de geléia agridoce, versátil e de fácil preparação. Veja a receita do CHUTNEY DE MANGA E DAMASCO:




2 xícaras de manga picada;
1 xícara de damasco picado;
1 pedaço de canela em rama;
7 dentes de alho picados;
1 pimenta dedo de moça picada;
2 xícaras de vinagre branco;
1 xícara de água;
1 xícara de açúcar;
sal e pimenta a gosto.
 
Coloque todos os ingredientes numa panela e em fogo baixo vá mexendo até ficar em consistência de geléia. Caso prefira um chutney mais doce adicione mais açúcar, caso o prefira mais ácido, adicione mais vinagre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário