quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bacalhau - uma tradição secular

Lembro dos tempos de preparo do bacalhau pelos avós descendentes de portugueses, que se esmeravam nos bolinhos fritos regados com muito azeite de oliva e generosas gotas de pimenta vermelha. Depois de escolhida alguma das centenas de receitas – afinal, assim como na França que para cada dia do ano há um queijo específico, em Portugal para cada dia do ano há uma receita de bacalhau – todos reuniam-se em volta da mesa para celebrar a família. “Bacalhau não é peixe. Bacalhau é bacalhau” diziam! E para esta reflexiva Sexta-feira Santa um ótimo prato é o Bacalhau “as natas”, cuja receita segue abaixo.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de lombo de bacalhau salgado sem pele e sem espinhas
Um quilo de batata branca descascada
Duas cebolas médias cortadas em rodelas
30 g de farinha
30 g de manteiga
Duas xícaras de leite
250ml de nata
Noz moscada à gosto
Uma folha de louro
Sal e pimenta branca à gosto
Cravos
Queijo parmesão ralado

Preparo:
Dessalgar o bacalhau com 24h de antecedência deixando-o imerso em água e na geladeira, trocando a mesma a cada seis horas. Cozinhar o bacalhau no leite por cerca de 5 minutos. Escorrer – mas reservar o leite - e desfazer o lombo de bacalhau em lascas. Refogar as cebolas em azeite de oliva até estarem douradas e macias. Juntar as lascas de bacalhau e em fogo baixo e mexa lentamente. Polvilhar a farinha e adicionar o leite onde foi cozido o bacalhau, aos poucos, para ir engrossando a mistura. Temperar com sal, pimenta e noz moscada e reservar. Cortar as batatas em cubos de cerca de 2cm e dourá-las à parte numa frigideira com azeite de oliva e em fogo baixo, para ficarem mais cozidas que fritas. Temperar com sal, escorra e reservá-las. Untar um refratário com azeite de oliva, dispor o bacalhau e sobre este as batatas. Cobrir tudo com a nata e algumas colheres de leite, polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno para gratinar. Servir logo após.

VOCÊ SABIA

Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico. Existem registros de que em 1508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal. Também pescavam o bacalhau na costa da África além das águas próximas ao Canadá. O bacalhau foi imediatamente incorporado aos hábitos alimentares e é até hoje uma de suas principais tradições. Os portugueses se tornaram os maiores consumidores de bacalhau do mundo, chamado por eles carinhosamente de "fiel amigo". O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, na época do descobrimento, mas foi com a vinda da corte portuguesa, no início do século XIX, que este hábito alimentar começou a se difundir.


A todos uma feliz Páscoa!

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje

2 comentários: