sexta-feira, 27 de abril de 2012

Bouza Tannat 2011 Sin Barrica

No sábado abri um vinho que me foi indicado pelo amigo uruguaio, jornalista e sommelier Daniel Arraspide, numa de nossas conversas sobre vinhos: o Bouza Tannat 2011 Sin Barrica, ou seja, um Tannat uruguaio que saiu direto do tanque de inox para a garrafa, sem estagiar em carvalho.

De início fiquei receoso sobre o que encontraria, pois uma uva que produz vinhos com muito tanino e alcoólicos sem “amolecer” nas barricas poderia render poucos sorrisos. Mas pelo contrário, por traz destas características escondia-se um bom vinho, diferente em sua pecularidade produtiva. De imediato sua cor rubi escura e turva chama atenção. As lágrimas espessas e lentas abrem-se no aroma de fruta vermelha e negra, ameixa e cereja em destaque, herbáceo algo floral. Em boca mostra-se equilibrado, quente – pois não poderia ser diferente frente aos 15,5% de álcool que apresenta - ótimo corpo e estrutura. E com os taninos absolutamente domesticados! Creio que mais dois anos na garrafa deva melhorar ainda mais este uruguaio. Ideal ser bebido na temperatura de 18°C.

Harmoniza bem com carnes vermelhas braseadas ou na panela, massas com molhos fortes e alguns queijos maduros. Sobre a Bouza: A Bodega Bouza produz rótulos sucesso de crítica e público. A vinícola boutique localizada em Mellila, Montevidéu é envasadora dos ótimos Parcela Única, Tannats que são referência no país vizinho, além do corte Monte Vide Eu, top da vinícola - cuja safra 2009 levou 92 pontos do crítico Robert Parker - e um branco magistral à base de Alvarinho.

Você encontra os vinhos uruguaios na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site http://www.weinhaus.com.br/.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário