quinta-feira, 3 de junho de 2021

As dúvidas e os vinhos!

 

Ao se abrir uma garrafa, além do vinho a taça poder ficar cheia de dúvidas também!



É inegável o aumento do consumo do vinho no Brasil a cada ano! Mais e mais pessoas vão provando e se deliciando com esta bebida de Baco e o universo que a compõe. Nesta jornada de degustação muitas perguntas e dúvidas surgem e muitas vezes são comuns e muito pertinentes. Para tanto o artigo desta semana sugere dirimir parte de algumas destas dúvidas. Vamos a elas!

- Por que o vinho mancha os dentes e a língua?

Os vinhos tintos possuem pigmentos – chamados polifenóis - que vêm da casca da uva e esta cor acaba saindo da casca e colorindo a bebida. São estes pigmentos que podem deixar lábios, dentes e língua roxa. Especialistas atestam que quanto mais jovem o vinho, mais fácil ele mancha.  Algumas uvas mais tânicas como a Malbec, a Cabernet Sauvignon, a Syrah e a Tannat têm bastante pigmentação e podem sugerir manchar mais a boca.

- E o que são taninos?

Tanino é um polifenol, um composto químico naturalmente encontrado em plantas, sementes, cascas, madeira, folhas e cascas de frutas e claro, consequentemente na uva. O tanino causa uma sensação de secura na boca e muitas vezes uma textura aveludada na língua. No vinho o tanino possui a propriedade de causar amargor e certa adstringência, uma aspereza no palato. Todos os vinhos possuem tanino, seja branco, rosé ou tinto. As uvas mais tânicas são: Tannat; Cabernet Sauvignon; Syrah; Malbec; Tempranillo; Petit Sirah; Sangiovese; Nebbiolo; Montepulciano entre outros.

- O que é aquele gosto herbáceo presente em alguns vinhos?

O gosto de pimentão verde, ervas finas, temperos, ou seja, os herbáceos em geral, advém da substância denominada pirazina. Ela surge tradicionalmente em algumas uvas tais como a Cabernet Sauvignon, a Pinot Noir, a Carmenére e na Cabernet Franc. A pirazina é encontrada no cacho da uva e sua concentração diminui à medida que as uvas amadurecem. Outros fatores que influenciam a quantidade de pirazinas no vinho é a temperatura de maturação da planta, o manejo durante a fermentação e produção do vinho e o envelhecimento em garrafa.

- É verdade que quanto mais velho for o vinho melhor ele será?

No passado esta afirmação tinha bem mais valor, afinal, as técnicas produtivas, o manejo do solo e a tecnologia auxiliadora da produção eram mais singelas do que hoje, o que originavam vinhos jovens mais duros e brutos, rústicos, que necessitavam acomodar-se com o passar dos anos e envelhecer ficando mais dóceis ao paladar. Atualmente pelo avanço da modernidade como um todo, os vinhos mesmo jovens já estão prontos para o consumo não necessitando em sua maioria serem “domados” na masmorra das adegas! O crítico Robert Parker contesta o dito “milagre da garrafa” ou seja, de que o vinho melhora com o tempo. Ele entende que devido a excelência dos processos produtivos pelos quais os vinhos passam hoje diminuem a capacidade de a bebida necessitar evoluir e se tornar mais complexa com o tempo. Claro que a evolução ocorrida na garrafa onde os aromas ditos terciários surgem acomodam o vinho, criam novo olfato, nova boca e nova cor com o tempo, transformando o vinho, para alguns rótulos tal amadurecimento é não só necessário como essencial.   

- Qual a diferença entre vinho Reserva e Reservado?

A cena é muito comum: o consumidor em dúvida sobre qual vinho comprar, parado defronte a gôndola olhando aquelas dezenas de vinhos de bom custo-benefício polarizados entre rótulos ditos “Reserva” e “Reservado”. O vinho Reserva sempre é a melhor opção, pois se convencionou que tal adjetivo significa geralmente indica um vinho que passou por algum período de amadurecimento em barris de carvalho e posterior envelhecimento na própria garrafa, ou seja, quando tais ações são realizadas com maestria trazem inúmeros benefícios ao vinho deixando-o melhor em quase todos os sentidos. Já o termo Reservado nada significam de agregado ou melhoria vínica, emprestam tal fardo a vinhos de entrada, sem grandes pretensões a não ser confundir o consumidor induzindo-o que esteja comprando um “Reserva” mas sem qualquer benefício agregado. Ou seja, puro marketing! Compre sempre um Reserva, nunca um Reservado. Santé!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário