quinta-feira, 24 de junho de 2021

Comer e beber em Fernando de Noronha!

 

Neste paraíso quase intocado além da natureza exuberante você encontra drinks e comidas maravilhosas!

Vista áerea da Baia dos Porcos

Certa feita um amigo me recomendou que antes de conhecer Fernando de Noronha eu descobrisse primeiro os demais destinos do Nordeste pois depois de ser apresentado a esta ilha distante 540km de Recife iria me embriagar de tal forma com tanta beleza que toda nova viagem poderia deixar a desejar. Pois creio que o mesmo tinha razão! 

Boa parte da área da ilha descoberta pelo português Fernão de Lorona é uma reserva ambiental e andar por ela exige autorizações e taxas o que auxilia a manter intocada a Baía do Sancho por exemplo, eleita a praia mais bonita do mundo pela Trip Advisor. E andar por Noronha é uma das melhores coisas a fazer por lá, portanto, quando você for visitá-la esteja com um bom condicionamento físico para as trilhas, caminhadas, mergulhos e tudo o mais. Mas falemos agora das boas dicas de bebida e comida que tive oportunidade de degustar.

Não espere hotéis em Fernando de Noronha, com all inclusive e mordomias. Você tem opções de pousadas – algumas bem descoladas e famosas e outras mais simples – até até casas de moradores que alugam quartos para pernoitar. E há uma boa oferta de bares e restaurantes, mas que exigem mesmo na baixa temporada reservas antecipadas pois devido as restrições impostas pela pandemia a ocupação é menor do que em período normal e com horário de fechamento mais cedo a noite.

A primeira dica é a do recém-inaugurado Cigana do Cajueiro, um casarão reformado que se utilizou de uma lenda da ilha envolvendo a comunidade cigana no final do século XVIII para nominar-se que é um misto de bar, restaurante e balada (esta não funcionando em função do COVID) muito descolado e com arquitetura colorida, com boa comida com toques exóticos e com deliciosos e criativos drinks preparados pela mixologista da casa (experimente o Mágico que leva uma infusão de ervas dentro de um escafandro para dar um toque diferenciado ao drink).

(seguem fotos do Cigana do Cajueiro):











Drink "Mágico" recebe infusão de ervas e frutos secos





Tradicional Cartola na sobremesa do Cigana 


Localizado junto ao porto está o Mergulhão, restaurante que oferece uma das melhores vistas de por de sóis do lugar acomodando o turista em pequenos e bucólicos lounges que pedem uma taça de vinho na contemplação. O cardápio é enxuto e bem montado, com bons pratos onde a dica é o Camarão Picante, camarões gigantes empanados numa farofa de calabresa e tapioca e fritos acompanhados de um molho caseiro de aioli.

(seguem fotos do Mergulhão):








Camarão Picante no Mergulhão


Outro bom programa gastronômico é a Mesa da Ana – a preferida das celebridades - que trabalha com o conceito de mesa compartilhada, ou seja, é uma mesa única que reúne no máximo 10 pessoas que não se conhecem mas que acabam dividindo a mesa, interagindo e tendo a comida e as experiências na ilha como pano de fundo. A Ana, chef carioca que trabalhou quase dez anos em restaurantes em Paris e largou a vida europeia para viver na ilha, serve uma sequência de 4 pratos sempre com maior parte dos insumos frescos e do dia. Atenção pois exige reserva antecipada de alguns meses.

(seguem fotos do Mesa da Ana):









Em Noronha existem várias pousadas que contam com ótimos restaurantes e estas não atendem somente os hóspedes mas o turista em geral basta fazer reserva. Dois destes restaurantes são imperdíveis: o Teju-Açu e o Restaurante do Vale. O primeiro está localizado no caminho que desce a praia da Conceição, fincado no meio da mata, com construção imponente e poucas mesas, serve no máximo 30 pessoas. Utiliza o minimalismo em seus preparos contemporâneos, o local tem bela vista e os pratos são muito bem servidos e saborosos. A dica é o Camarão Selvagem que é servido com um delicioso risoto de cogumelos e o sorvete de tapioca com cocada quente na sobremesa. 

(seguem fotos do Teju-Açu):


Camarão Picante é delicioso!







Já o Restaurante do Vale fica anexo a pousada de mesmo nome e é um caso a parte, amado pelos naturistas e fãs de comida saudável ele praticamente é autossustentável pois a maior parte das verduras, legumes e frutas vem de sua horta e pomar e os peixes frescos direto dos pescadores. Prepara drinks ótimos com muita fruta fresca e o atendimento é dos melhores de Noronha. Uma ótima pedida é o prato Cacimba, preparado com atum fresco em crosta de gergelim e purê de wasabi. Também o Ceviche Nordestino que leva cebola roxa e coentro é uma delícia!

(seguem fotos do Restaurante do Vale):

Ceviche Nordestino!



























Fernando de Noronha além de ter uma paisagem exuberante e uma água verde esmeralda com transparência fantástica para mergulhos e contemplação da fauna marinha é literalmente um prato cheio para os amantes das boas coisas da vida!


Serviço:


Restaurante Teju-Açu

(81) 3619-1369

(81) 3619-1277

 

Restaurante do Vale

 (81) 3619-1293

(81) 99613-1001

 

Restaurante Mergulhão

(81) 3619-0215

(81) 99601-0203

 

Mesa da Ana

(81) 99338-4925

2 comentários:

  1. Delicia de pratos e de descrição. Obrigada pelo carinho Emerson! Que seja a primeira de muitas visitas a Noronha. A ilha e a Pousada Do Vale estarão sempre de braços abertos para recebê-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Nós lembramos deste lugar todo santo dia!!!! Abracos e ótimo trabalho!

      Excluir