terça-feira, 8 de junho de 2021

Pizzato Brut Rosé 2019 - qualidade em taça!

 


Há muitos anos comento com os produtores e enólogos sobre o meu apreço com relação aos espumantes rosés e de quanto coringas eles podem ser na hora da harmonização e mesmo como mediador numa escolha por um casal seja num restaurante, uma vinícola, no aconchego do lar ou para presentear alguém. O espumante brut rosé funciona quase que como um diplomata afinal é o que menos restrições possui comparando-o a moscatéis ou bruts brancos, pois seu corpo mais cômodo, seu aroma mais frutado e a acidez na medida agrada a quase todos os paladares além de ter uma coloração vibrantemente sexy! Por isso neste Dia dos Namorados a dica de vinho vai exatamente para um de meus espumantes rosés preferidos, o Pizzato Brut Rosé 2019 com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.), elaborado pela Pizzato Vinhas e Vinhos no Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves com um blend que leva 85% Pinot Noir e 15% Chardonnay e produzido através do método champenoise (ou tradicional com segunda fermentação em garrafa) e que fica em contato com as leveduras por 15 meses para ganhar complexidade.      

Possui cor rosa clara, muito elegante com acentuada perlage fina e persistente. Seu aroma exala frutas vermelhas frescas com morangos, cerejas e framboesas, também frutas desidratas e brioche. Em boca é deliciosa e seca, com fruta destacada, muito frescor e jovialidade, acidez convidativa e uma boa cremosidade no palato.

Faz belo par com a pessoa amada além de combinar com inúmeros pratos e possibilidades, de canapés passando por frutos do mar e carnes brancas e queijo mascarpone.

Possui 12% de graduação alcoólica e o ideal é degustá-lo na temperatura de 4 a 7oC.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário