quarta-feira, 23 de junho de 2021

Casa Valduga Terroir Exclusivo Syrah Viognier 2020 - um inusitado blend de tinto com branco!

 


Em minhas andanças pelas terras uruguaias além das excelentes carnes sempre tive oportunidade de degustar bons vinhos, não só Tannats – ícone da viticultura daquele país – mas várias outras castas. E algo que me chamou atenção foi alguns vinhos tintos que recebiam um corte de vinho branco – isso mesmo, vinho branco adicionado no vinho tinto – resultando em experiências bem interessantes. 

Resgato tal passagem porque esta semana provei um corte nesta linha, o Casa Valduga Terroir Exclusivo Syrah Viognier 2020 que leva 86% da tinta Syrah com 14% da branca Viognier, elaborado com uvas advindas da Serra do Sudeste, em Encruzilhada do Sul/RS. Apresentou um linda cor rubi violácea que preenche a taça com seu brilho. Pronunciou aromas frutados com amoras, groselhas e ameixas, toque floral, leve herbáceo, pimenta negra e final tostado. Em boca é seco, fresco, equilibrado na fruta com a madeira, com amplo final, taninos redondos, leve picância, acidez presente e muito gastronômico.   

Este vinho repousou 8 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 meses em cave antes de vir ao mercado.

Vai bem na companhia de carnes vermelhas, legumes com recheio de guisado bovino, cordeiro na brasa, queijos média cura e charcutaria em geral.

Possui 13% de graduação alcoólica e o ideal é degustá-lo na temperatura de 15 a 17oC.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário