segunda-feira, 28 de junho de 2021

Don Guerino Le Franc 2020 - um vinhaço!

Na Avaliação Nacional de Vinhos do ano passado algumas das 16 amostras mais representativas da “safra das safras” do vinho brasileiro me chamaram particular atenção, entre elas um delicioso Cabernet Franc que ao final descobriu-se ser da Don Guerino, vinícola de Alto Feliz. Pois agora aquele vinho outrora provado já chegou ao mercado para deleite dos apreciadores desta casta que está entre as minhas preferidas. E que delícia de vinho este Don Guerino Le Franc 2020! Um daqueles que você bebe um gole e logo deseja engatar um segundo. É um vinho pleno, redondo, equilibrado no tripé álcool, madeira e fruta.

A coloração entrega um rubi violáceo muito brilhante e prepara o olfato para uma carga aromática frutada recheada com ameixas, amoras, groselha, mirtilos, pimenta negra, frutos desidratados e toques florais e mentolados além de alguma especiaria bem integrada. Em boca é rico e convidativo, taninos redondíssimos, elegante, bem costurado com ótimo corpo e agradável final de boca com ampla persistência. Agora já está ótimo mas imagino que com alguns anos de guarda ficará espetacular.

O vinho descansa por 12 meses em barricas de carvalho francês (90%) e americano (10%).

Pode ser degustado tanto em carreira solo quanto na companhia de carnes vermelhas assadas, cogumelos recheados, alguns molhos de médio corpo, legumes salteados em oliva e queijos de média cura.

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é degustá-lo na temperatura de 16 a 18oC.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário