quarta-feira, 2 de junho de 2021

Tito Zuccardi 2013 - a potência e elegância na taça!

 

A Bodega Zuccardi, tradicional vinícola argentina, estabelecida no Valle do Uco e adjacências, foi uma das primeiras vinícolas sulamericanas a implantar a agricultura de precisão em seus vinhedos. O levantamento é tão minucioso que ela consegue avaliar praticamente videira por videira de seus mais de 700 hectares cultivados. Além de uvas, a Famílçia Zuccardi tem olivocultura em seu portfólio. Possui uma ampla gama de vinhos, divididos em várias linhas de produtos sempre pontuados pela qualidade e excelência produtiva. Um deste vinhos é o Tito Zuccardi 2013, blend elaborado pelas uvas 80% Malbec, 10% Cabernet Sauvignon e 10% Ancelotta (inusitado complemento com esta casta italiana de pouco uso na Argentina). O nome é uma homenagem ao avô Alberto, patriarca inovador que plantou as primeiras vinhas da família.

Este vinho é uma maravilha impressionando logo ao servir a taça, com uma coloração rubi violáceo turva quase negra e lágrimas agarradas a taça. De imediato exibe aromas com muita fruta negra madura com predominância de ameixas, amoras, groselha, mirtilos, cerejas envoltos em tabaco, chocolate, tostado, chá preto e violetas. Ao primeiro gole vá com calma, pois o volume em boca preenche rápido o paladar com seus taninos redondos e macios, equilíbrio e potência além de perene amplitude e cômodo retrogosto. Muito vivo e cativante, lembrando um vinho de safra mais recente. Seus 15,1% de graduação alcoólica sugerem ao menos 1 hora de decanter para ficar ainda melhor, elegante e de alta gama! Fermenta em cubas de concreto e depois repousa por 12 meses em barricas de carvalho francês. 

Com o Malbec dominando o corpo e a Ancelotta o nariz, a harmonização sugere carnes bovinas com chimichurri, cordeiro não muito magro, vegetais na brasa com azeite de oliva, molhos condimentados, carnes de caça ao forno ou panela, queijos de cura.

Possui 15,1% de graduação alcoólica e o ideal é degustá-lo na temperatura de 16 a 18oC.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário