quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

O gratin de bacalhau com leite de coco!

 O bacalhau é uma bela dica para a receita de Natal!

São centenas de preparos que o bacalhau recebe! Seja com seu tradicional fiel escudeiro – o azeite de oliva – ou com seu par – a batata – o certo é que é muito versátil e agrada a praticamente todos que gostam da boa mesa. E a receita de hoje leva além deste peixe de águas profundas e salgadas um toque especial do leite de coco e do açafrão. Confira o gratin de bacalhau com leite de coco!



Ingredientes:
(para 6 pessoas)
 
1kg de bacalhau já dessalgado
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolas picadas
10 tomates sem pele e sem sementes
2 dentes de alho amassados
600g de batatas descascadas e cortadas em pedaços
400ml de leite de coco
1 colher de chá de açafrão
100g de queijo parmesão ralado
Cebolinha verde fatiada
Sal e pimenta do reino moída à gosto
 

Preparo:

Cozinhe as batatas mas que não fiquem muito macias. Depois tire a casca e corte em cubos de cerca de 2 cm. Tire a pele e espinha do bacalhau e faça lascas ou pedaços.  Numa frigideira aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho e junte o bacalhau. Assim que enxugar alguma água resultante, tempere com sal e pimenta. Desligue. Num refratário junte as batatas e por cima adicione o bacalhau com as cebolas e alho. Regue com o leite de coco e salpique o açafrão e espalhe o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 20 minutos. Retire, disponha a cebolinha verde e sirva.

A todos um feliz e abençoado Natal!

 

Você sabia?

 

O leite de coco é extraído da polpa do fruto do coqueiro, um dos principais recursos vegetais da humanidade. Rico em nutrientes essenciais, o leite é muito usado para fins medicinais, alimentícios e agroindustriais. Ele é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Metade das gorduras boas do leite de coco é composta por ácido láurico, que melhora o colesterol e possui efeito contra vírus e bactérias. Além disso, o leite de coco apresenta uma pequena quantidade de vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, proteína e uma boa quantidade de potássio, ferro e ácido láurico. Benefícios do leite de coco: perda de peso; pele e cabelos saudáveis; ajuda a reduzir os riscos de anemia; controle de colesterol e fortalece o sistema imunológico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário