quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O bolinho de aipim com charque!

 

Que tal juntar estas duas instituições culinárias brasileiras numa receita?

Assim como muitas raízes e tubérculos, o aipim (ou mandioca, macaxeira, castelinha e maçamba) nasceu na América Central e do Sul depois se espalhando para a Amazônia e cerrado brasileiro sendo cultivada por povos indígenas muito antes da chegada dos colonizadores portugueses. Seu nome adveio da palavra indígena ”mani” de origem Aruak (povos originários do alto amazonas, litoral equatoriano e planícies venezuelanas) povo agricultor, principalmente no cultivo da mandioca, e cujos índios Tupis possam ter aprendido com eles a cultivar tal planta. Atualmente é cultivada em quase 2 milhões de hectares no Brasil. A raiz da planta aipim que é consumida e é rica em fécula, plena de carboidratos (amido e açúcares) e em vitaminas do Complexo B, Cálcio, Fósforo e Ferro. Aqueles com polpa amarelada apresentam vantagem adicional, com bons teores de caroteno, que é transformado pelo organismo em retinol ou vitamina A, essencial à visão, pele e mucosas. Pode ser preparada cozida, assada, em caldos, sopas, utilizada para farinha entre outras tantas utilidades. E na receita de hoje foi preparado na forma de bolinho e recheada com charque, uma delícia que você acompanha agora, os Bolinhos de aipim com charque!

 


Ingredientes:
(para 8 pessoas)
 
Bolinho:
1 kg de aipim cozido sem sal
Meia xícara de salsinha picada
Meia xícara de cebolinha picada
1 ovo
1 gema
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Recheio:
300 g de charque desfiado dessalgado
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho picado
Meia cebola picada
3 xícaras de farinha de rosca
2 ovos
Óleo de soja ou equivalente
 

Preparo:

Massa: esmague o aipim cozido até virar uma massa. Retire os fios centrais. Coloque a massa em uma tigela, acrescente o ovo, a gema, a manteiga, a salsinha, a cebolinha, o sal e a pimenta. Mexa bem até a massa ficar lisa e homogênea. Em uma superfície lisa, coloque farinha de trigo e sove a massa com a mão até ela desgrudar. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo até dar o ponto. 

Recheio: em uma frigideira, coloque azeite, cebola, alho e o charque e refogue. Abra um pedaço da massa e coloque 1 colher de recheio. Feche o disco de massa aberto e modele até virar uma bolinha. Faça isso até acabar a massa ou o recheio. Em um prato, bata os ovos. Em outro prato, coloque a farinha. Passe os bolinhos primeiro pelo ovo e depois pela farinha, tome cuidado para que todos os lados fiquem cobertos. Bata para retirar o excesso. Em uma panela, coloque óleo suficiente para os bolinhos ficarem submersos. Espere esquentar bem e frite os bolinhos. Retire e disponha numa bandeja forrada com papel toalha. Sirva!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário