quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

O salmão em perfume de páprica com pimenta cambuci!

 O final do ano chegou! E com ele a última receita de 2020

Reza a lenda que para que o Ano Novo venha com bons fluídos deve-se levar à mesa na ceia da virada além de muitos frutos e sementes também carnes de animais que andem para frente – suínos e peixes entre outros. Se funciona ou não – tenho lá minhas dúvidas pois se funcionasse mesmo porque a onda Covid tomou conta do mundo neste ano, cegando até mesmo os “videntes” que nada viram? – o fato é que podemos saborear receitas tradicionais com um toque diferente, tornando a noite especial na companhia de pessoas queridas. E no prato desta semana juntamos o salmão com a páprica e a pimenta cambuci, formando um mix delicioso de sabores! Confira!



Ingredientes:

(para 4 pessoas)
 
1kg de filé de salmão cortado em fatias
3 colheres de sopa de azeite de oliva
10 pimentas cambuci
Pitadas de páprica
Pimenta preta moída na hora
1 colher de chá de alho em pasta
Suco de 1 limão
Sal à gosto
Ramo de alecrim fresco

 

Preparo:

 

Tempere o salmão com sal, pimenta, alho e páprica. Reserve. Aqueça o azeite de oliva numa frigideira disponha as fatias de salmão com a parte da carne para baixo por cerca de 3 minutos. Junte as pimentas cambuci sem as sementes – estas são bem ardidas - salpique–as com sal e deixe fritar por mais 2 minutos. Vire as fatias de salmão para o lado da pele para baixo agora. Vire também as pimentas. Deixe por mais 2 a 3 minutos, regue as fatias com o suco de limão e sirva em seguida acompanhado de batatas ao forno e salada verde.

A todos um saudável e próspero 2021!

 

Você sabia?

 

A pimenta cambuci possui um gosto refrescante e adocicado, é conhecida também como chapéu-de-bispo ou chapéu-de-frade. Dizem que tem origem em terras peruanas mas já era conhecida pelos índios tupis-guaranis, que a denominaram cambuci. A palavra na língua indígena significa “jarro”, ou qualquer coisa cônica que serve para depositar líquidos. Colhidas verdes para ter um maior tempo de vida, as cambucis pendem vigorosas e silvestres em pequenos arbustos que se concentram nas regiões Sul e Sudeste do país e podem ficar vermelhas quando maduras. As espécies de pimentas deste gênero Capsicum pertencem à família Solanaceae, como o tomate, a batata, a berinjela e o jiló. O “Chapéu de Frade”, bem como as demais pimentas, é classificado como alimento funcional. Uma vez que apresenta em sua composição flavonoides, pigmentos vegetais com ação antioxidante, que previnem o câncer. É rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Além das fibras alimentares que auxiliam na diminuição das taxas de gordura sanguínea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário