quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Alma Negra Mistério 2016 - um belíssimo blend secreto!

 

Conheci o Ernesto Catena no Punta Del Este Food & Wine, em 2012, num jantar fechado para apenas 20 convidados no restaurante Mercado Belcampo na paraia de José Ignácio. Na ocasião estava lançando e promovendo o seu espumante Alma Negra. Sentamos à mesma mesa na companhia do amigo uruguaio o sommelier Daniel Arraspide, numa agradável noite de Outubro onde o vinhateiro pode mostrar todo o seu entusiasmo e conhecimento sobre a arte da viticultura. Ernesto é filho de Nicolás Catena, fundador do Grupo Catena Zapata, gigante argentino do mundo do vinho e tem sua bodega própria, a Tikal, de Mendoza, que produz entre outros tantos o belo Alma Negra Mistério 2016, vinho comentado desta semana. Trata-se de um blend secreto onde as uvas e o percentual de cada uma não são revelados. Trata-se de um vinho de profunda coloração rubi, quase negra. Exuberante ao nariz, traz aromas de frutas negras maduras com toques de couro, terroso, chocolate e leve mineralidade e discreto herbáceo. Em boca é untuoso, macio, sedoso e envolvente. De corpo médio e com taninos maduros e redondos, amplo final de boca e excelente retrogosto.

Repousa em barricas de carvalho francês mas por tempo igualmente não revelado.

Faz belo par com pratos a base de carne vermelha, ragu de cordeiro, filé mignon com molhos condimentados, pato na caçarola, cortes suínos ao forno e queijos de média cura.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 16 a 18oC.

Ernesto Catena e Emerson Haas

 Você encontra o vinho Alma Negra na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, tele entrega pelo (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário