quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O risoto de moranga!

 

Um risoto que leva este delicioso ingrediente vai encher sua cozinha de aromas!

A moranga é um tipo de abóbora, algumas possuem cor alaranjada e outras verdes e que pode ser usada tanto em doces quanto em receitas salgadas. Embora seja tecnicamente uma fruta, geralmente é considerado um vegetal. A abóbora é originária da Guiné e chegou ao Brasil, no século XVI, pelas mãos dos colonizadores portugueses. Tanto a polpa de abóbora como as sementes são ricas em vitamina C e antioxidantes, incluindo beta-caroteno e outros carotenóides. Também possui alto teor de óleo vegetal insaturado, uma fonte de vitamina E, e é rica em vitaminas do complexo B. E este montão de benefícios serão levados a panela no preparo do Risoto de Moranga! Acompanhe a receita aqui.

 



Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
2 colheres de manteiga
Uma cebola picadinha
Um dente de alho picadinho
Uma taça de vinho branco seco
500g de moranga tipo cabotiá
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Lascas de queijo parmesão
1 litro de caldo de galinha
Folhas de sálvia fresca
Sal e pimenta preta moída à gosto

 
Preparo:
 


Aqueça numa panela manteiga e azeite de oliva e junte a cebola, o alho, e algumas folhas de sálvia picadas refogando em fogo médio. Quando dourar, somar o arroz e mexer com os ingredientes. Juntar o vinho, cozinhando até evaporar parte do líquido. Adicionar a moranga picada e aos poucos, ir adicionando o caldo de galinha, concha por concha, mantendo encharcado o preparo. Adicionar pimenta preta e corrigir o sal. Cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Desligar o fogo e juntar a manteiga e o queijo parmesão. Misturar bem, tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente três minutos, o que finalizará o cozimento do arroz. Servir o risoto em seguida regando com um generoso fio de azeite de oliva e com as folhas de sálvia e raspas de parmesão.

 

Dicas:

O arroz: o risoto deve ser preparado com o arroz específico para este prato, ou o arbóreo ou o carnaroli pela sua carga de amido e formato. Quanto mais for mexido o risoto mais amido o arroz liberará.


A moranga: o ideal é usar uma moranga ou abóbora fresca e de casca grossa seja esta verde ou laranja.


A sálvia: esta é uma combinação ótima com a abóbora e frita junto com os temperos base e usada na decoração.


O sal: a abóbora traz uma doçura ao prato então cuidado com o sal para não ficar aquém mas lembre-se que o queijo parmesão também é salgado, então corrija ao final.

 

2 comentários:

  1. Boa tarde! Vou fazer essa receita amanhã. Me parece deliciosa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Fizeste, que tal?

    ResponderExcluir