quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O risoto de moranga!

 

Um risoto que leva este delicioso ingrediente vai encher sua cozinha de aromas!

A moranga é um tipo de abóbora, algumas possuem cor alaranjada e outras verdes e que pode ser usada tanto em doces quanto em receitas salgadas. Embora seja tecnicamente uma fruta, geralmente é considerado um vegetal. A abóbora é originária da Guiné e chegou ao Brasil, no século XVI, pelas mãos dos colonizadores portugueses. Tanto a polpa de abóbora como as sementes são ricas em vitamina C e antioxidantes, incluindo beta-caroteno e outros carotenóides. Também possui alto teor de óleo vegetal insaturado, uma fonte de vitamina E, e é rica em vitaminas do complexo B. E este montão de benefícios serão levados a panela no preparo do Risoto de Moranga! Acompanhe a receita aqui.

 



Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
2 colheres de manteiga
Uma cebola picadinha
Um dente de alho picadinho
Uma taça de vinho branco seco
500g de moranga tipo cabotiá
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Lascas de queijo parmesão
1 litro de caldo de galinha
Folhas de sálvia fresca
Sal e pimenta preta moída à gosto

 
Preparo:
 


Aqueça numa panela manteiga e azeite de oliva e junte a cebola, o alho, e algumas folhas de sálvia picadas refogando em fogo médio. Quando dourar, somar o arroz e mexer com os ingredientes. Juntar o vinho, cozinhando até evaporar parte do líquido. Adicionar a moranga picada e aos poucos, ir adicionando o caldo de galinha, concha por concha, mantendo encharcado o preparo. Adicionar pimenta preta e corrigir o sal. Cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Desligar o fogo e juntar a manteiga e o queijo parmesão. Misturar bem, tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente três minutos, o que finalizará o cozimento do arroz. Servir o risoto em seguida regando com um generoso fio de azeite de oliva e com as folhas de sálvia e raspas de parmesão.

 

Dicas:

O arroz: o risoto deve ser preparado com o arroz específico para este prato, ou o arbóreo ou o carnaroli pela sua carga de amido e formato. Quanto mais for mexido o risoto mais amido o arroz liberará.


A moranga: o ideal é usar uma moranga ou abóbora fresca e de casca grossa seja esta verde ou laranja.


A sálvia: esta é uma combinação ótima com a abóbora e frita junto com os temperos base e usada na decoração.


O sal: a abóbora traz uma doçura ao prato então cuidado com o sal para não ficar aquém mas lembre-se que o queijo parmesão também é salgado, então corrija ao final.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário