quinta-feira, 12 de novembro de 2020

A Casa Pedrucci: qualidade, método e paixão!

 

Tive a satisfação de conhecer alguns dias atrás a convite do proprietário e enólogo Gilberto Pedrucci a Casa Pedrucci, vinícola de Garibaldi, que elabora deliciosos espumantes. Gilberto – que já foi presidente da Associação Brasileira de Enologia e eleito Enólogo do Ano pela entidade, calibrou sua trajetória profissional em duas vinícolas que são referência na produção de espumantes pelo método tradicional no Brasil: Cave Geisse e Peterlongo e complementada com inúmeras viagens técnicas nas principais regiões produtoras de vinhos no mundo e desde o início deste século produz rótulos com a sua assinatura, sediado num belo casarão de pedras basalto no interior daquele município. 

Hoje, a Casa Pedrucci está presente em quase todo o Brasil, em locais de destaque e de alta gastronomia, como no Hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro, o Hotel das Cataratas em Foz do Iguaçu, Hotel Casa da Montanha em Gramado, Enoteca Decanter em Porto Alegre, DOC Vinhos em Brasília, entre outros. O capo Pedrucci tem na excelência do método de elaboração e na correta maturação suas chaves mestras para a produção dos borbulhantes. 


Perlage e coroa impecáveis no Rosé Sur Lie

Um dos grandes destaques da vinícola é o espumante Fatto a Mano Nature Rosé Sur Lie 2019elaborado com as uvas Merlot e Pinot Noir e recém-chegado com produção limitadíssima de 1.500 garrafas. Sur lie é um termo francês que significa “sobre as borras” e trata-se de uma técnica de amadurecimento de vinhos que permanecem em contato com as leveduras, após a fermentação, influenciando a estrutura tânica do vinho, o corpo e o aroma. As garrafas de espumante elaboradas assim não levam a rolha de cortiça, mas sim uma tampa de garrafa metálica (iguais as de cerveja) pois o espumante não é sangrado no degórgement - resfriado para expulsão das leveduras e posterior colocação da rolha. 

Gilberto Pedrucci: enólogo de técnica e coração!


Este exemplar por sugestão do enólogo deve ser degustado em etapas, oportunizando duas experimentações distintas, para isso deve-se deixar a garrafa gelar em pé para as leveduras se acondicionarem na parte inferior da mesma, abrir com cuidado e servir a taça com o espumante límpido degustar (cor salmão brilhante, límpida, aromas de frutas vermelhas e flores, brioche e boca fresca e ampla) e depois dar uma ligeira movimentada na garrafa e servir com as leveduras, tanto a cor, quanto o olfato e o paladar mudarão tornado-se mais complexo e exuberante. Vai ao mercado com 15 meses de contato mínimo com as leveduras e o próprio consumidor escolhe quanto tempo mais deixará o espumante "sobre as borras". Um espetáculo!

Método tradicional domina a produção




Rótulos de alta qualidade compõem a linha da Casa Pedrucci



Casarão centenário acomoda a vinícola



Lorena e Gilberto Pedrucci, Tatiana Kurtz e Emerson Haas

Possui 12,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 6 a 8oC .

Você encontra os espumantes gaúchos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, tele entrega pelo (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário