quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Reguengos Reserva Tinto 2014 - do Alentejo direto para a taça!

A Europa passou por várias guerras e pragas e guerras durante a sua história e não foi diferente no mundo do vinho. Pode-se dizer que várias vezes tradicionais vinhedos ressurgiram das cinzas ou foram replantados. No século XIX, devido ao aparecimento do oídio, míldio e filoxera – todos causadoras de doenças fúngicas - os viticultores viram-se obrigados a realizar parcerias e associações entre videiras e olivais, para sobreviverem. Hoje esta junção é usual e boa parte das vinícolas portuguesas por exemplo, possuem as duas culturas disponíveis em seu catálogo comercial e eno-turístico. É neste contexto que a Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz – foi criada em 1971 por um grupo de 60 viticultores com o objetivo de produzir e comercializar vinho, a partir da uva de um grupo de viticultores da região. Possui hoje 900 associados que somados cultivam 3.600 hectares de vinhas. E é desta vinícola que vêm o vinho comentado desta semana, o Reguengos Reserva Tinto 2014, da região do Alentejo, um saboroso blend elaborado om as castas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Colhido de videiras plantadas em solo argiloso, com afloramentos calcários e graníticos e mergulhadas no clima mediterrâneo seco e com grande amplitude térmica apresenta cor rubi profunda e traz aromas com muita fruta negra madura e fresca, tostado, chocolate, tabaco e um toque mineral. Na boca traz igual fruta estendida sobre taninos redondos e plenos, com ótimo volume e intensidade que resulta num amplo final.

Um percentual deste vinho estagia em barricas de carvalho português e francês por 12 meses.

Faz par gastronômico com espinhaço de ovelha e aipim, carne de porco no forno, carne vermelha grelhada, queijos de média cura e uma diversidade de risotos.

Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 16oC.

Você encontra os vinhos Carmim na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, tele entrega pelo (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário