quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Casa Venturini Cabernet Franc 2018 - o resgate de uma cepa esquecida!

 

A uva Cabernet Franc foi introduzida no Rio Grande do Sul pela Estação Agronômica de Porto Alegre, por volta de 1900 e foi uma das variedades viníferas mais plantadas no estado até a década de 1980. Esta casta era utilizada em grande escala na produção de vinhos de mesa e coloniais e a cepa foi praticamente extinta no Rio Grande do Sul e nos últimos anos replantada com clones de melhor qualidade o que vem rendendo excelentes vinhos varietais vindos das diversas regiões produtoras gaúchas entre as principais o Vale dos Vinhedos, a Campanha Gaúcha, a Serra do Sudeste além de Flores da Cunha e Pinto Bandeira. Na Argentina a Cabernet Franc adquiriu um status de qualidade igual ou superior ao Malbec. 

A origem desta casta prima da Cabernet Sauvignon é a Espanha, oriunda das uvas Morenoa e Hondarribi e depois espalhando-se pela França em Bourdeaux e Loire. 

E é esta casta que produz vinhos estruturados, intensos e aromáticos que dá vida ao rótulo comentado desta semana, o Casa Venturini Cabernet Franc 2018, produzido pela vinícola homônima de Flores da Cunha com uvas provenientes de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste gaúcho.  

De coloração rubi brilhante traz ao nariz aromas frutados e florais, toque herbáceo, especiarias e leve baunilha, mesmo sem passagem por barrica de carvalho.  Possui corpo médio, boa estrutura, taninos redondos e suaves e amplo final.  É fresco, fácil de beber e que faz querer que se deguste mais uma taça.

Faz boa companhia com carnes vermelhas magras e legumes grelhados, cordeiro na brasa, risoto de cogumelos frescos, lombo de porco, lasanha a bolonhesa, tortéi e queijos médios.

Possui 12,7% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 16 a 18oC .

Você encontra os vinhos da Casa Venturini na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, tele entrega pelo (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário