quarta-feira, 1 de julho de 2020

Fillo Old Wines Carignan 2015 - um delicioso exemplar desta casta!


A uva Carignan produz vinhos de coloração intensa e profunda, com elevado teor alcoólico, acidez, tânicos e de ótima estrutura. A origem desta casta é indefinida, mas supõe-se que ela tenha surgido na Espanha e no sul da França lá pelo século XVII. Depois atravessou o oceano e veio na metade do século XIX para Califórnia, na Argentina e no Chile. Na Espanha, a Carignan é conhecida como Cariñena e Mazuelo; na Itália, recebe o nome de Cariñano. 

No Chile na metade do século passado, esta cepa era popular e utilizada para cortar vinhos produzidos pela uva País trazida pelos conquistadores espanhóis. 

Hoje, naquele país, a vinícola BO Wines do Vale do Maule engarrafa o Fillo Old Wines Carignan 2015, de coloração rubi violáceo profundo, um corte de 90% Carignan e 10% entre Merlot e Cabernet Sauvignon e que não passa em barrica, mantendo a autenticidade da casta. Os aromas típicos trazem frutos negros destacando ameixas e amoras, além de violetas, pimenta e chá preto e nota mineral. Possui corpo médio, robusto e potente, com taninos redondos e envolventes e amplo e saboroso final.  

Esta safra cravou 94 pontos no Guia Descorchados e 91 pontos na avaliação do crítico James Suckling.  

Harmoniza bem com carnes assadas, carne ao molho escuro, massas com molho condimentados e queijos médios.

Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 16 a 18oC.

Você encontra o vinho Fillo na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, e tele-entrega pelo whatsapp (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário