quinta-feira, 9 de julho de 2020

A salada de radicchio mediterrânea!


Amargo mas muito crocante o radicchio encanta com seu sabor único!

Nas feiras rurais e supermercados com farto hortifrutigranjeiros encontra-se o radicchio, verdura de origem italiana - muitos o chamam de chicória roxa – e encanta a começar pela coloração roxa avermelhada com veios brancos e espessos, com gosto amargo mas crocante ao ser mastigado, é repleto de benefícios a saúde. Pode ser consumido além de saladas também cozido, grelhado, com peixes e carnes, risotos e massas diversas. Também conhecido como Cichorium intybus é um ingrediente tradicional da dieta italiana, que enfatiza alimentos vegetais inteiros. E é ele que dá origem a salada de radicchio mediterrânea.


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 folhas firmes de radicchio
100g de queijo cortado em cubos de cerca de 1cm
16 tomatinhos cereja
Folhas de manjericão fresco
Ramos de ceboulette ou salsinha para decorar
Gotas de aceto balsâmico
Fio de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

Tempere a folha de radicchio e dentro dela monte a salada alocando cada ingrediente com cuidado e atenção. Depois salpique sal e gotas de balsâmico e oliva e sirva como entrada. Fica uma delícia!


Você sabia?
O radicchio tem ótimos benefícios para a saúde de um modo geral. Além de ter tem poucas calorias o seu princípio amargo lactucopicrina (intibina) tem um efeito sedativo e analgésico.   Suas folhas são uma excelente fonte de antioxidantes de flavonóides fenólicos, como zeaxantina e luteína. Sua composição é rica em boas propriedades, entre as quais vale destacar a lactupicrina, conhecida por combater eficientemente o estresse. Também, a zeaxantina, um pigmento natural das verduras, composto abundante em suas folhas que é excelente para a saúde dos olhos.  Não só, é uma ótima fonte de vitaminas, especialmente a C e K, minerais e fibras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário