quinta-feira, 30 de julho de 2020

O tartare de cogumelos e beterrabas!

Confira a versão vegana desta clássica receita bárbara!

A origem do Steak Tartare é uma incógnita – assim como a maioria dos pratos clássicos mundiais. Alguns dizem que nasceu na Europa Central em viagem de Átila, o Huno, da Muralha da China à região onde hoje ficam França e Alemanha. As caças cruas e sem vísceras eram postas sob a sela do cavalo para amaciar e que tal prática culinária medieval era popular entre as tribos guerreiras dos tártaros, na Mongólia, que abatia o gado que pastava nas estepes e que, por ter uma carne de baixa qualidade, acabava sendo picada para torná-la mais palatável e digestível aos bárbaros. Já a sua versão mais próxima do que conhecemos hoje surgiu na Alemanha – onde somou-se gema e ovo e alcaparras - mas foi a França que a tornou famosa após a Segunda Guerra Mundial. O certo é que o Steak Tartare – cujo pomposo nome revela-se num simples e fácil picado de carne crua somado a ingredientes variados, teve origem deste na prática culinária medieval popular entre as tribos guerreiras dos tártaros, na Mongólia, que abatia o gado que pastava nas estepes e que, por ter uma carne de baixa qualidade, acabava sendo picada para torná-la mais palatável e digestível aos bárbaros. E esta clássica receita foi adaptada numa versão vegana onde troca-se a carne por cogumelos e beterraba. Confira!


Ingredientes:

300g de cogumelo grande tipo Portobello sem os caules

1 colher de sopa de mostarda tipo dijon

2 colheres de chá de alcaparras escorridas e picadas

3 beterrabas pré-cozidas cortadas em cubos de 1cm

1 cebola roxa pequena cortada em cubinhos e escaldada

1 dente de alho picadinho

Pitadas de orégano

1 colher de sopa de azeite oliva

1 colher de sopa de vinagre de maçã

Pimenta preta e sal a gosto

 

Preparo:

Leve os cogumelos para um frigideira untada com azeite de oliva e refogue rapidamente para darem uma leve murchada (1 a 2 minutos). Corte em cubos de 1cm e reserve. 

Em uma tigela junte a mostarda, alcaparras, cebola, alho, orégano vinagre, azeite de oliva. Acrescente os cogumelos e a beterraba e misture bem juntando o sal e a pimenta. 

Molde com um potinho ou anel de metal as porções e sirva acompanhado de rúcula e torradinhas.       

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário