quarta-feira, 15 de julho de 2020

Don Guerino Origine 1880 Teroldego 2018


A uva Teroldego é uma casta tinta da região do extremo norte de Trento, no nordeste da Itália. Seu cultivo é datado da metade do século XIX. Estudos baseados no seu DNA atestaram que a Teroldego é “irmã” da Dureza (uva extinta que é “mãe” da Syrah!).  Trata-se de um fruto de cor roxa escura e cascas firmes e que produz vinhos encorpados e com acidez e amargor característicos. Além da Itália, Estados Unidos, Austrália e Brasil elaboram vinhos com esta casta. Os imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, ao final do século XIX e são originários do Trento, tornaram a Serra Gaúcha o berço dos vinhos elaborados com a Teroldego e com os enólogos da nova geração resgatando-a como o que ocorre na vinícola gaúcha Don Guerino, de Alto Feliz, que produz o Don Guerino Origine 1880 Teroldego 2018.

É um vinho de linda coloração rubi violáceo e expõe aromas de frutas maduras (ameixa, cereja e mirtilo), chocolate, café, especiarias e leve defumado. Em boca é muito cômodo e agradável de beber, com equilíbrio e taninos suaves como a casta sugere. Possui médio corpo e ampla persistência.   

Harmoniza com carnes vermelhas em variados preparos de cocção, massas com molhos condimentados, legumes na brasa, lasanha de berinjela e queijos médios.

50% do vinho estagia 6 meses em carvalho francês e americano.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 18oC.

Você encontra os vinhos Don Guerino na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, tele-entrega pelo (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário