quinta-feira, 2 de julho de 2020

O risoto de cordeiro, pinhão e arroz arbóreo integral!


Que tal uma saborosa receita para este final de semana gelado de inverno?

Esta época é perfeita para saborear uma bandeja de pinhões cozidos ou assados! Esta iguaria é um dos ingredientes mais tradicionais da culinária gaúcha tendo origem gastronômica pelas mãos dos primeiros colonizadores italianos, alemães e portugueses que para estes pagos vieram. Foi pelas panelas dos tropeiros nos Campos de Cima da Serra – local onde os pinheiros são abundantes - que o pinhão serviu de contexto em variadas receitas ou mesmo em carreira solo, seja em uma panela fervente ou na chapa do fogão a lenha. Um dos bons preparos que encontramos em Cambará do Sul e em São José dos Ausentes é o Risoto de Pinhão consumido nas pousadas e restaurantes junto com os filés de truta na manteiga, batata doce assada, carnes de panela com aipim, feijão mexido e compotas de doces de abóbora e laranja. Somamos o pinhão a carne de cordeiro sobrada do churrasco e com um arroz arbóreo integral espetacular na composição da receita desta semana. Confira! 



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

250g de carne de cordeiro assada e cortada em cubos de 1cm
1 xícara de chá de pinhões cozidos, descascados e fatiados
2 xícaras de arroz arbóreo integral
1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubinhos
1 cebola média cortada em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
Salsinha picadinha
Tomilho
Meia xícara de queijo parmesão ralado
150 ml de vinho branco seco
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
8 xícaras de caldo de carne
Sal e pimenta do reino moída à gosto

Preparo:

Aqueça uma colher de azeite de oliva e uma de manteiga numa panela e frite rapidamente a carne de cordeiro. Junte a cebola e o alho, refogando em fogo médio. Quando dourar, juntar os pimentões e os pinhões e refogar por um minuto. Somar o arroz e mexer com os ingredientes. Adicionar o vinho, cozinhando até evaporar parte do líquido. Aos poucos ir adicionando o caldo de carne, concha por concha, mantendo encharcado o preparo. Adicionar pimenta preta, tomilho e sal. Cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Desligar o fogo e juntar a manteiga e o queijo parmesão. Misturar bem, tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente três minutos, o que finalizará o cozimento do arroz. Servir o risoto em seguida regando com um generoso fio de azeite de oliva.

Dica: você encontra arroz arbóreo integral da marca Rei Arthur nos melhores supermercados da região.


Você sabia?
Lá se vão centenas e centenas de anos em que o pinhão, essa semente legitimamente brasileira, se tornou uma das melhores companhias na temporada mais fria do ano. Apreciado no Sul e Sudeste do país, ele ostenta uma mistura de ingredientes que, além de aquecer o estômago, traz muitos benefícios para o nosso corpo. Fornece energia na forma de carboidrato, fibras, minerais e os celebrados compostos fenólicos, defensores das nossas células. Povos indígenas que inclusive ajudaram a disseminar a espécie, caso dos caingangues e dos choclengues, e, depois, os tropeiros que iam e vinham pelo Brasil de antigamente eram grandes fãs desse preparo de gosto peculiar. A espécie pode ser considerada um fóssil vivo, já que existe há milhões de anos e resistiu até mesmo à era glacial. Considerado por muitos como fruta, o pinhão é na verdade a semente da araucária (araucaria angustifólia), árvore que simboliza o estado do Paraná. Apesar de rico em amidos, o que o torna bastante calórico, contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário