terça-feira, 30 de junho de 2020

Vinícola Aurora lança Millésime Cabernet Sauvignon 2017


Elaborado apenas em safras excelentes, vinho ícone da cooperativa gaúcha já está sendo comercializado 


Está chegando aos pontos de venda de todo o Brasil o Aurora Millésime 2017, elaborado a partir de uma safra histórica para a Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas. Nos 89 anos da Vinícola Aurora, esta é apenas a décima edição deste vinho. As anteriores foram em 1991, 1999, 2004, 2005, 2008, 2009, 2011, 2012 e 2015.

Nesta nova safra, o vinho ícone da empresa gaúcha ampliou para 18 meses sua passagem por barricas de carvalho americano, seis a mais que a versão de 2015. O contato com a madeira, associado a boa maturação das uvas, resultou em um perfil aveludado. No olfato, além da baunilha marcante, característica tradicional do uso do carvalho americano, há a presença de notas de ameixa, cassis, frutas secas e tabaco. Sua estrutura é equilibrada, com taninos agradáveis, boa acidez com profundidade e persistência excelentes, dignas de um grande vinho de guarda.

Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, explica que a decisão de se tornar ou não um Aurora Millésime acontece ao longo do período de elaboração, do campo à enologia, levando em conta todos os processos: “Escolhemos as uvas das melhores parcelas de vinhedos dos nossos associados, vinificamos e fazemos uma verificação muito controlada no processo de evolução em tanque e em barrica. Depois da análise, enviamos para o envase e, após, esse produto permanece, normalmente, por mais oito meses na cave, descansando na garrafa, antes de receber a rotulagem”.

O cuidado extremo fez com que as safras do Aurora Millésime fossem destacadas em publicações especializadas, como o Guia Adega e Anuário de Vinhos do Brasil, e premiadas em concursos nacionais e internacionais, como Expovinhos, Vinum Brasilis e Vinitaly. A Aurora é a vinícola mais premiada do Brasil, com cerca de 700 medalhas conquistadas nos principais certames chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

A palavra “Millésime” significa, de forma simples, o melhor vinho da melhor safra. Também quer dizer que o vinho contido na garrafa provém de uvas colhidas exclusivamente no ano mencionado no rótulo. A Aurora escolheu o Millésime para representar seu vinho ícone, produzido somente em safras nas quais as condições climáticas foram excelentes para o cultivo da Cabernet Sauvignon.

“Temos um carinho especial pelo Aurora Millésime, um vinho que se consolidou muito dentro da cooperativa. Além do extremo cuidado para a elaboração, é um produto competitivo, por ser diferenciado e de alta qualidade com um valor na faixa dos R$ 110. São poucos rótulos deste nível que conseguem chegar em um preço como este. E isso nos orgulha, pois queremos levar prazer aos consumidores”, celebra o enólogo-chefe, antecipando que novas edições do produto podem ser lançadas daqui três e seis anos, com as safras 2018 e 2020, respectivamente.

O Millésime Cabernet Sauvignon 2017 tem edição limitada de 24 mil garrafas numeradas, que estão à venda em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O preço médio é de R$ 110. 

Para harmonizar com a nova edição, a sugestão é apostar em combinações com carnes vermelhas em geral, carnes de caça, aves de carne escura, molhos untuosos, massas com molhos de queijos de sabor acentuado e risotos com essas bases.



Nenhum comentário:

Postar um comentário