sexta-feira, 5 de junho de 2020

Os ovos em creme de leite caramelizado!


O café da manhã pode ficar muito mais saboroso com um pouquinho de criatividade!

As boas receitas não precisam ser complexas e difíceis de elaborar. Pelo contrário, os pratos mais tradicionais das diversas cozinhas mundiais surgiram em períodos de aperto financeiro, crises, guerras, subaproveitamento de alimentos... Sou da escola que acredita que um bom prato tem que ter sabor, seja ele qual for, não importando o processo de feitura. Isso quer dizer que a simplicidade não obscura o gosto! E boas receitas também não são somente aquelas que atendem a jantares ou almoços, pelo contrário, pode ser como a de hoje que faz o café da manhã se tornar ainda mais acalentador: os ovos estalados em creme de leite caramelizado. Confira e delicie-se!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

150ml de creme de leite
4 ovos
Sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto

Preparo:

Utilize uma frigideira antiaderente que acomode uma tampa de igual diâmetro. Sem aquecer, despeje o creme de leite suficiente para formar uma camada fina no fundo da frigideira. Tempere este creme com sal, pimenta e noz-moscada. Ligue o fogo baixo e adicione os ovos, coloque sal sobre eles, aumente o fogo para médio para começar a cozinhar os ovos. O creme vai ferver, parte vai vaporizar e irá caramelizar nas bordas e fundo. Quando as claras estiverem quase firmes e o creme estiver mais grosso, retire a panela do fogo e tampe-a por um minuto para terminar de fixar as claras. A gema ficará firme mas escorrendo! Sirva em seguida com pães torrados

Você sabia?
Em 1877, ano em que o engenheiro sueco Carl Gustaf Patrik de Laval inventou a desnatadeira centrífuga, que separou o creme do leite. O método arcaico deu lugar ao industrial, revolucionando a pecuária leiteira. Num piscar de olhos, o creme de leite transformou-se em ingrediente insubstituível de várias receitas, doces e salgadas. O principal da manteiga e do chantilly. Com boa carga de cálcio, fósforo, potássio e vitamina A. Um dos maiores problemas, até a Idade Média, foi conservar o leite. O jeito era consumir fresco ou em forma de queijo. A solução veio em 1860, quando Louis Pasteur criou a pasteurização, que facilitou a agilizou a fabricação do creme de leite. A centrifugação divide a parte lipídica do leite; na sequência, o creme é homogeneizado, pasteurizado e esterilizado em temperatura ultra alta, sucedida de resfriamento – processo que você conhece como UHT, o mais utilizado do Brasil. Ele elimina 99,99% das bactérias patogênicas deteriorantes, prolongando a validade.
*fonte Revista Sociedade da Mesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário