quinta-feira, 25 de junho de 2020

O pesto de rúcula!


Se há um molho que conquista pelo seu sabor inigualável este é o pesto!

Quem já não esteve frente a frente com um belo penne ao pesto e antes mesmo da primeira garfada não estampou um sorriso de orelha a orelha? Pois é, o saborosíssimo molho pesto nasceu na cidade de Gênova, na Itália. Lá, por conta do clima favorável, a região é rica na variedade de ervas frescas e um sem fim de ingredientes in natura e saudáveis. Tanto que o manjericão mais aromático do mundo vem daquela região. O preparo deste molho tem seus primeiros registros no livro dos irmãos Ratto, o “Cuciniera Genovese”. Ainda se utiliza em muitos lugares o pilão para preparar este molho, esmagando-se nele os ingredientes, por isso a palavra “pesto” tem origem no verbo italiano “pestare” que quer dizer macerar. Tradicionalmente é preparado com manjericão, alho, queijo de leite de ovelha (queijo pecorino) e pignoli, um tipo de pinhão menor, amassados, picados e somados com sal e azeite de oliva. Acompanha muito bem massas, batatas e carnes. Mas hoje vou apresentar uma variante deste molho, usando rúcula! Portanto acompanhe a receita do Pesto de Rúcula! 


Ingredientes:

1 maço de rúcula
Meia xícara de chá de amêndoas ou nozes
1 dente e alho
Meia xícara de chá de azeite de oliva extra virgem
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino à gosto
1 colher (chá) de sal

Preparo:

Lave e seque bem a rúcula. Rasgue as folhas em pedaços e transfira para o copo do processador e junte todos os demais ingredientes. Tempere com o sal e pimenta e bata bem. Transfira para uma molheira e sirva a seguir com massas, grelhados, sanduíches e tudo o que sua imaginação gastronômica quiser!
 

2 comentários:

  1. Olá Emerson, entrei no seu blog para ver uma receita de lombo de anchova, acabei achando muito interessante todas as postagens. Parabéns!
    Se puder me dar dicas de crostas no lombo de anchova, te agradeço. Chef Kaká Prado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Kaká, nos frutos do mar sigo a escola do Alex, não misturo nada que seja lácteo, somente cítricos ou sementes. Gosto muito de um preparo que leva sal grosso, tomilho, suco de limão, azeite de oliva, pimenta moída na hora e mix de 3 sementes processadas em apenas 2 apertadas no mixer para não esfarelar (castanha, amêndoas e castanha pará) tudo misturado, vira quase uma papa que você molda no filé e leva ao forno com dourador já ligado.

      Excluir