quinta-feira, 14 de junho de 2018

Chuleta na chapa ao molho de Syrah!



Na continuidade das receitas de carne e vinho a de hoje é deliciosa!

Cresci comendo chuletinhas preparadas na chapa! Fossem de boi ou de porco, cortadas finas, seladas rápidas e temperadas somente com sal e pimenta preta, acompanhadas de arroz, feijão e aquela saladinha de agrião. E saudoso com esta lembrança preparei a receita que segue abaixo juntando algumas coisas a mais, inclusive vinho! A seguir a receita da chuleta na chapa ao molho de Syrah!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 peças de chuleta com cerca de 500g cada ou 5cm de altura
6 tomates italianos sem pele e sementes picado
1 taça de vinho Syrah
1 dente de alho picadinho
1 cebola pequena picadinha
2 colheres de sopa de manteiga
Meia colher de chá rasa de açúcar cristal
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 pitada de chimichurri desidratado
Sal e pimenta do reino moída na hora

Preparo:

Aqueça um fio de azeite de oliva numa panela e refogue o alho e a cebola. Em seguida junte os tomates e em fogo médio refogue cozinhando. Tempere com o açúcar, sal e pimenta. Sendo necessário faça pequenas correções com água fervente para não secar demais. Salpique com o chimichurri e junte o vinho, aumentando o fogo para o álcool evaporar – uns 3 minutos, mexendo sempre. Prove e corrija o tempero. Reserve. Em uma frigideira antiaderente aqueça um quarto da manteiga e um quarto do azeite de oliva. Disponha uma das peças de chuleta, tempere com sal, pimenta e em fogo alto sele durante 3 a 4 minutos de cada lado, repetindo o tempero. Reserve e faça o mesmo procedimento com as demais peças. Aqueça o forno a 200oC e leve as chuletas para assar por cerca de 15 a 20 minutos, pois devem ficar ao ponto. Retire, aqueça o molho e junte a carne. Sirva acompanhado de arroz branco preferencialmente.

Você Sabia?

O chimichurri é um molho é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai e preparado à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas. 

Também pode ser utilizado em algumas marinadas, pizzas e sanduíches. 


Você encontra cortes de carne bovina e de cordeiro além de complementos para o churrasco, como acessórios, queijos, frios, molhos, belisques e bebidas- cervejas e vinhos – além de cestas para presentes na Sorro Carniceira, na Rua Marechal Deodoro 05, fone (51)3902-0630 em Santa Cruz do Sul, e o horário de funcionamento é de terça a sexta das 10:30 às 13:00 e das 16:00 às 21:00, sábados das 09:00 às 13:00 e das 15:00 às 21:00, domingos e feriados das 09:00 às 13:00.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário