terça-feira, 26 de junho de 2018

Tomero Petit Verdot 2015


A casta Petit Verdot é comumente utilizada no tradicional corte bordalês mas tem suficientes predicativos para dar origem a ótimos varietais. É originária de Bordeaux na França há séculos atrás plantada pelas mãos dos romanos. O cacho desta casta é pequeno “petit” e amadurece de forma desparelha, ficando alguns frutos maduros e outros verdes “verdot” por isso o nome. Esta uva é abundante em flavonoides, como taninos e antocianinas. Os vinhos elaborados com esta uva são densos e estruturados, trazem aromas de violetas, cassis, pimenta, cravo e azeitonas. Pode ser encontrada tanto no Velho como no Novo Mundo (EUA, Chile, Argentina, Uruguai e Austrália principalmente). 

O argentino Tomero Petit Verdot 2015 produzido pela Bodega Vistalba é um ótimo representante desta uva na América do Sul. Possui cor rubi violáceo profundo e traz aromas de groselha e amoras, algo balsâmico, cravo, toque terroso, coco e floral com violetas destacadas além de um herbáceo mentolado. Em boca é redondo e equilibrado com fruta macerada e levemente picante, excelente retrogosto e ampla persistência.

Passa 15 meses maturando em barricas de carvalho francês e mais 12 meses na cave.

Possui 14,4% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura entre 16 a 18oC.

Vinhos elaborados com Petit Verdot pedem a companhia de pratos com bom corpo à base de proteína e gordura tais como massa à carbonara, carnes com gordura (suíno, boi e cordeiro) na brasa, queijos duros e alguns caldos vigorosos.

Você encontra os vinhos Tomero na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário