quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O molho de gorgonzola e o fusilli!


Saborosíssimo mas intrigante. O molho de gorgonzola arranca suspiros mas assusta os desavisados que não sabem o quanto é fácil seu preparo!

Lembro bem a primeira vez que provei o molho de gorgonzola! Foi no acompanhamento de um frango na chapa, lá na década de 90, numa galáxia distante. O sabor forte e marcante logo de início impressiona, mas depois vai se tornando cada vez mais delicioso. E este molho acompanha muito bem além do frango citado, também carnes, torradinhas, saladas, legumes e claro, uma boa massa, como esta da receita, o Fusilli ao molho de gorgonzola!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de fusilli grano duro
150g de queijo gorgonzola
50g de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de farinha de trigo
800 ml de leite
Noz moscada à gosto
Pitada de sal
Pimenta preta ou vermelha moída na hora à gosto
Sementes de papoula e ceboulette para decorar

Preparo:

Colocar a massa para cozinhar em água fervente cuidando para ficar al dente. Preparar o molho bechamel a partir da elaboração do roux, que é a manteiga adicionada da farinha. Para isso aquecer em uma panela em fogo baixo a manteiga e assim que derreter juntar a farinha. Ir misturando ambas até desembolotar e virar uma pasta. Juntar o leite aos pouco mexendo sempre e aumentar o fogo para médio. Picar o queijo e levar a panela e temperar com pitadas de sal, pimenta e noz moscada. Mexer sempre com o fouet até o molho engrossar e assim que chegar na textura desejada, desligar. Quando a massa estiver pronta, escorrer e montar individualmente nos pratos, colocando primeiro a massa e depois duas conchas do molho. Salpicar com a papoula, acomodar a ceboulette e servir.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário